Diretor do SinTPq é eleito membro da coordenação executiva do FNDC
órum Nacional pela Democratização da Comunicação elegeu, em sua XVI Plenária, a Coordenação Executiva para o biênio 2012-2013. O evento ocorreu em dezembro no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, na capital paulista. Foram aprovadas três novas entidades para a direção da entidade: Intervozes, Associação Brasileira de Radiodifusão Pública (Abraço) e Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel) que será representada por Edison Lima, diretor do SinTPq.
Lima comenta a importância da participação de entidade de C&T, “para todas as organizações sociais de mobilização é importante participar, acima de tudo, da luta. Entidades ligadas aos trabalhadores e a tecnologia não podem se ausentar desse debate, por isso a entrada da Fittel, e indiretamente do SinTPq, agrega valor às discussões, pois passam necessariamente a inovação”, ressalta.
Os novos membros assumem dia 1º de janeiro e irão trabalhar pelos 20 pontos escolhidos como os principais pelo movimento, entre eles, é destaque a mobilização social para pressionar o governo e o Congresso Nacional em busca do marco regulatório. “É um momento especial em que é necessário conquistar um novo marco regulatório para as comunicações. A regulamentação da comunicação no Brasil tem mais de 50 anos, não atende as atuais necessidades da sociedade que passou por transformações profundas em sua cultura e principalmente nas ferramentas e modo de produção da comunicação”, salienta Lima ao explicar o porquê o marco será prioridade.
A XVI Plenária do FNDC contou com a participação de 21 entidades nacionais e regionais e 11 comitês do Fórum. No total, participaram 84 pessoas, sendo 44 delegados e 40 observadores. Participantes da XVl Plenária Nacional do FNDC elegem nova Diretoria por unanimidade e aprovam plano de ação para os próximos 2 anos.
Coordenação executiva 2012-2013:
Central Única dos Trabalhadores (CUT) - Rosane Bertotti;
Conselho Federal de Psicologia (CFP) - Roseli Goffman;
Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) - José Luiz Nascimento Sóter;
Associação Nacional das Entidades de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Aneate) - Berenice Mendes Bezerra,
Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert) - Marco Antonio Ribeiro;
Centro de Estudos Barão de Itararé - Renata Mielli;
Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social) - João Brant;
Associação Brasileira de Radiodifusão Pública - Orlando Guilhon;
Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações - Edison Pedro de Lima.
Revista
Durante a Plenária, foi lançada a 12ª edição da revista MídiaComDemocracia, que traz como tema central a Plataforma para um novo Marco Regulatório das Comunicações. A publicação já está disponível no site do FNDC.
Fonte: FNDC (com adaptações)
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...