Documentário revela a vida dos trabalhadores de Toritama
População busca no carnaval refúgio após jornadas exaustivas na indústria do jeans
"Estou me guardando para quando o Carnaval Chegar" é um documentário dirigido por Marcelo Gomes, que lança luz sobre a vida na cidade de Toritama, conhecida como a capital do jeans.
O filme retrata a rotina dos trabalhadores que dedicam longas horas, das 7h às 22h, em uma linha de produção incansável, transformando-a em sua principal fonte de renda. O ponto central do documentário é a diversidade de perspectivas e indivíduos que habitam esse ambiente, todos unidos pelo mesmo propósito de trabalho árduo na confecção de calças jeans, aguardando ansiosamente pelo período do Carnaval como um momento de descanso e lazer.
Para os habitantes de Toritama, o Carnaval representa uma pausa necessária, um momento para desfrutar das praias e relaxar após meses de trabalho árduo. Muitos estão dispostos a vender seus pertences para angariar fundos e aproveitar essa festividade. No entanto, após o período festivo, eles retornam aos seus afazeres, reconstruindo aos poucos tudo o que sacrificaram para desfrutar desses momentos de folia.
Disponível no Youtube e Google Play.
Veja também

Filme sobre time feminino censurado pela ditadura reestreia no CineSesc
24/03/2025O longa Onda Nova, censurado em 1983 pela ditadura militar, retorna às telonas com pré-estreia ...

TV Senado lança documentário sobre mulheres negras em comemoração ao Dia da Mulher
06/03/2025Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a TV Senado lançará o documentário "Quando Elas ...

Quadrinhos impulsionam inclusão na luta sindical
18/06/2024A edição nº 71 do "MPT em Quadrinhos" destaca o sindicalismo e a diversidade. A ...