Notícias | É hora de lutar: IPT insiste em 0% de reajuste e SINTPq convoca assembleia para 28/06

É hora de lutar: IPT insiste em 0% de reajuste e SINTPq convoca assembleia para 28/06

O SINTPq finalizou a atual rodada negocial com o IPT e, dessa forma, uma assembleia está marcada para o dia 28 de junho, às 19h, via Microsoft Teams.

22/06/2021

 

O SINTPq finalizou a atual rodada negocial com o IPT e, dessa forma, uma assembleia está marcada para o dia 28 de junho, às 19h, via Microsoft Teams. Mesmo com a insistência e argumentação do sindicato, o Instituto seguiu intransigente na contraproposta de 0% DE REAJUSTE nos salários e benefícios.

O link para a assembleia já está disponível: http://bit.ly/AssebIPT28l06l21

Esta é a terceira campanha salarial consecutiva em que o IPT, juntamente com o governo estadual, tenta congelar a remuneração dos seus profissionais. Se o momento não fosse tão revoltante e inoportuno para piadas, poderíamos dizer que o Instituto já pode pedir música no Fantástico.

A postura adotada pelo governo estadual mostra que o discurso de valorização da ciência, proferido nas coletivas de imprensa referentes à pandemia, não passa de estratégia de marketing. A dura realidade é que os profissionais da ciência seguem desvalorizados, com salários defasados justamente em um momento de disparada inflacionária.

A direção do IPT, como de costume, utiliza limitações impostas pelo poder público como argumento. Entretanto, o cenário verificado em outras empresas estaduais é bem diferente. Na Sabesp, por exemplo, foi aprovado reajuste conforme o IPC-FIPE (7,81%). No Metrô, será praticado reajuste de 7,79%, cumprindo determinação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Uma proposta de 0% foi verificada apenas na CETESB, mas os trabalhadores já preparam greve reivindicando a devida correção.

Diante de tamanho desrespeito, caberá aos trabalhadores e trabalhadoras do IPT decidir. As opções são: aprovar a contraproposta de 0% de reajuste e mera manutenção do atual Acordo Coletivo de Trabalho ou rejeitar a mesma e seguir na luta por condições dignas, o que poderá significar um processo de deflagração de greve e a instauração de dissídio coletivo.

Está claro que o momento é decisivo. Não deixe que decidam por você. Participe da assembleia no dia 28, convide seus colegas e converse com eles sobre os desafios da campanha salarial. Juntos podemos vencer mais esta batalha.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, inclusive São Paulo, convoca todos os trabalhadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo S/A – IPT, para Assembleia Geral Extraordinária Virtual a ser realizada em 28 de junho de 2021, segunda-feira, através de plataforma virtual e por meio remoto, pelo link: http://bit.ly/AssebIPT28l06l21, às 19h00 em primeira convocação e às 19h15 em segunda convocação para deliberar sobre a seguinte pauta: 1) Apresentação, avaliação e deliberação da contraproposta da empresa para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022; 2) Discussão e deliberação de ajuizamento de Dissídio Coletivo de Natureza Econômica (Comum Acordo); 3) Ajuizamento de Dissídio Coletivo de Greve; 4) Discussão e deliberação de Assembleia Permanente para avaliação e Deflagração de Greve; 5) Outros Assuntos. Observação: Assembleia realizada excepcionalmente de maneira virtual face à Pandemia do Covid-19.

Campinas, 22 de junho de 2021.

José Paulo Porsani
Presidente SINTPq.