Trabalhadores da Facti definem reivindicações para ACT 2024/2025
Nenhum benefÃcio é presente da empresa, o SINTPq lembra que cada um deles é fruto de conquistas da luta sindical
Em uma assembleia tumultuada por intervenções antissindicais, na tarde de quinta-feira (4), os trabalhadores e trabalhadoras da Facti definiram as pautas de reivindicações para a campanha salarial deste ano.
Após uma votação apertada, foram suprimidas cinco cláusulas da pauta de reivindicação do ano passado, após funcionárias constrangerem os demais funcionários, que se sentiram intimidados em fazer uso da palavra.
Diante dessa situação, o SINTPq, que já está amparado pelo seu jurídico, irá tomar as medidas necessárias para a próxima assembleia, a fim de deixar o ambiente mais favorável à livre manifestação dos trabalhadores e trabalhadoras da FACTI.
Apesar do tumulto, os trabalhadores conseguiram definir, entre outras cláusulas, a reivindicação de reajuste nos salários e benefícios com base no IPCA acumulado, mais 5% de aumento real, auxílio mobilidade no valor de R$ 400 e revisão do custeio do auxílio saúde.
Outras pautas incluídas, para além das que já estão vigentes no atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), foram a de reajuste no auxílio creche, a inclusão dos dependentes no plano de saúde, transparência dos critérios de movimentação dentro do plano de cargos e salários e a licença paternidade de 180 dias.
O SINTPq a disponibilizou no a pauta na íntegra, para consulta: 2024_11_reivindicacoes_facti_aprovada.pdf (sintpq.org.br)
Este documento também será apresentado para a empresa para dar início às negociações referente à campanha salarial.
Histórico de luta
Desde que o SINTPq começou a representar os trabalhadores e trabalhadoras da Facti, no ano de 2010, a categoria passou a contar com diversos benefícios. Na época, a licença paternidade era de cinco dias, hoje, ela já está em 30 dias, um direito garantido que está acima do previsto na própria CLT, por exemplo, e que foi fruto da atuação aguerrida do sindicato ao representar os trabalhadores.
Além disso, nesse mesmo recorte temporal, o Vale Alimentação, que sequer existia, foi implementado, além de, consecutivamente, ser conquistado o aumento do auxílio creche.
Nenhum benefício é presente da empresa, o SINTPq lembra que cada um deles é fruto de conquistas da luta sindical, que só acontece com o apoio de cada trabalhador e trabalhadora.
Acompanhe as notícias do SINTPq e fique atento e atenta aos próximos boletins sobre a campanha salarial.
Veja também
ACT do Eldorado é aprovado em assembleia com mais de 500 trabalhadores
19/11/2024Os profissionais do Eldorado se reuniram em grande número nesta segunda-feira, dia 18, em assembleia ...
Campanha salarial do CPQD é encerrada com abono e compromissos assumidos
14/11/2024A campanha salarial do CPQD chegou ao fim nesta quinta-feira, 14 de novembro. Em assembleia, ...
Assembleia com mais de 300 trabalhadores aprova ACT da Encora
14/11/2024O novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Encora foi definido nesta quinta-feira, dia 14 ...