Notícias | Empresa paulista aumenta produtividade em 25% após reduzir jornada de trabalho

Empresa paulista aumenta produtividade em 25% após reduzir jornada de trabalho

Nova jornada de seis horas diárias já traz benefícios para a empresa e para a qualidade de vida dos trabalhadores

25/07/2022

A redução da jornada de trabalho sem redução de salários é um dos motes do SINTPq nas campanhas salariais deste ano. Em todas as negociações coletivas, o sindicato está apresentando exemplos nacionais e internacionais como argumento.

Na última semana, uma reportagem do G1 trouxe mais um caso que comprova o quão positiva é a redução das horas trabalhadas. Uma empresa de Rio das Pedras (SP) reduziu a jornada de todos, sem reduzir os salários, e, como consequência, percebeu aumento de 25% na produtividade após a mudança.

De acordo com a Solpack Agronet, empresa que produz embalagens raschel (sacos plásticos para frutas) e telas para sombreamento para agricultura e uso decorativo, a mudança gerou benefícios visíveis para a empresa. A iniciativa começou em 2020 e, após dois anos da mudança, já é possível observar os benefícios. Com a alta de 25% na produtividade, a empresa conseguiu aumentar o quadro de funcionários de 184 para 302 no período.

Outro ponto positivo foi a melhora na qualidade de vida e satisfação dos funcionários. O número de atestados médicos entregues diminuiu e a empresa relata que a mudança contribuiu para o aumento do consumo no comércio local. Uma trabalhadora que já estava na empresa antes da mudança contou à reportagem como a redução impactou também a vida fora do trabalho.

“Essa jornada tem me proporcionado ajustar a vida profissional com a vida pessoal. Hoje eu tenho tempo para cuidar da minha saúde, para estar com a minha família, voltar a estudar, fazer cursos, fora do horário de trabalho. Para mim foi espetacular, foi muito importante, foi uma virada de chave”, relatou a funcionária.

O SINTPq defende a redução de jornada de trabalho e vem discutindo o tema junto aos trabalhadores e nas negociações com as empresas da base. Filó Santos, diretora do sindicato e profissional do CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) ressalta que o modelo beneficia não só o trabalhador como também as empresas. Ela defende que esse debate se estenda ao empresariado.

“Muitos empresários podem se surpreender com os benefícios que a redução de jornada pode trazer para sua empresa e, indiretamente, para toda a população ao redor. Existe resistência até entre os próprios trabalhadores em tratar desse assunto, pois se trata de uma mudança cultural, que, como tal, exige um debate aprofundado com a sociedade”, afirma Filó.