Escola do CNPEM abre inscrições para curso superior gratuito em ciência e tecnologia
Para o próximo ano, estão disponíveis 40 vagas, das quais metade é destinada a estudantes de escolas públicas
A Ilum Escola de Ciência, graduação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizada em Campinas (SP), deu início nesta segunda-feira (2) às inscrições para o processo seletivo de 2025. A instituição, que oferece formação gratuita em Ciência e Tecnologia, é conhecida por sua proposta interdisciplinar e inovadora. Os aprovados terão a oportunidade de cursar um bacharelado de três anos, em período integral, com a possibilidade de colaborar em pesquisas nos laboratórios do CNPEM, que abriga o acelerador de partículas Sirius.
Para o próximo ano, estão disponíveis 40 vagas, das quais metade é destinada a estudantes de escolas públicas. Além da gratuidade, os alunos selecionados receberão moradia, alimentação, transporte e um computador para utilização durante o curso. A graduação da Ilum tem atraído um grande número de candidatos; no processo seletivo de 2024, foram quase quatro mil inscritos, resultando em uma concorrência de 97,5 candidatos por vaga.
O curso oferece uma formação que conecta áreas como Física, Biologia, Química e Tecnologia, preparando os alunos para seguir carreiras acadêmicas, atuar como pesquisadores em instituições públicas ou privadas, ou se especializar em setores da indústria tecnológica.
Segundo a professora Ivia Minelli, coordenadora acadêmica interina da Ilum, o principal diferencial da graduação é a ênfase na interdisciplinaridade. “O nosso curso visa formar um profissional integral, um cientista, capacitado a lidar com saberes de diferentes áreas da Ciência da Matéria, da Vida, Humanidades e Ciência de Dados. É uma oportunidade rara no Brasil”, afirmou.
Etapas do processo seletivo
As inscrições estão abertas até o dia 16 de dezembro e devem ser realizadas pelo site da Ilum, onde o edital do processo também pode ser consultado. O processo seletivo é dividido em três fases: preenchimento de formulário, análise das notas do Enem e, por fim, entrevistas individuais com os 250 candidatos pré-selecionados.
Na última fase, a equipe de professores avalia, durante uma entrevista de 30 minutos, o perfil dos candidatos. Segundo James Moraes de Almeida, presidente da Comissão do Processo Seletivo, o objetivo é verificar se o aluno está preparado para a dedicação integral exigida pelo curso e se possui conhecimentos fundamentais para atuar no ambiente científico.
Sobre o CNPEM
O CNPEM, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), abriga laboratórios de ponta e desenvolve projetos que impactam áreas como saúde, energia e sustentabilidade. Além de operar o acelerador de partículas Sirius, o maior equipamento científico do Brasil, o centro é responsável pela formação de pesquisadores e pela integração de ciência e inovação em colaboração com o setor produtivo. O CNPEM também desenvolve o projeto Orion, voltado para pesquisas avançadas em patógenos.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma instituição de ensino superior que promove uma abordagem inovadora na formação de cientistas, conectando diferentes campos do conhecimento. Seu currículo integra Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, oferecendo aos alunos uma educação integral e focada na resolução de problemas globais.