Cultura | Exposição na estação cultura celebra os 40 anos da lavagem das escadarias da catedral

Exposição na estação cultura celebra os 40 anos da lavagem das escadarias da catedral

Mostra fotográfica de Fabiana Ribeiro reúne 60 painéis com imagens e textos sobre a cerimônia afro-brasileira

25/04/2025

sgfsgd

Foto: Rodrigo Zanotto

A partir de terça-feira, 15 de abril, o público poderá conferir na Estação Cultura “Antônio da Costa Santos”, no Centro de Campinas, a exposição “Lavagem da Escadaria da Catedral: Patrimônio Cultural de Campinas”, da fotodocumentarista Fabiana Ribeiro. A mostra fica em cartaz até o dia 27 de abril, com visitação gratuita de segunda a sábado, das 8h às 19h. Aos domingos, a entrada é liberada somente em caso de eventos no espaço.

Composta por 60 painéis fotográficos e textos explicativos, a exposição celebra os 40 anos da tradicional cerimônia afro-brasileira, realizada anualmente no Sábado de Aleluia — neste ano, no dia 19 de abril. As imagens capturam momentos marcantes da manifestação, enquanto os textos contextualizam a importância da Lavagem como patrimônio imaterial e expressão de resistência, fé e identidade cultural.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas desde 2022, a Lavagem das Escadarias é um ato de matriz africana criado pelas líderes religiosas Mãe Dango e Mãe Corajacy, do candomblé de nação Angola. O cortejo tem início na própria Estação Cultura e segue até a Catedral Metropolitana, ambos marcos da história negra na cidade.

Além de valorizar a memória coletiva e a espiritualidade afro-brasileira, a mostra também propõe reflexões sobre o papel das mulheres negras, da juventude e dos saberes ancestrais na construção e manutenção dessa celebração.

Serviço
Local: Estação Cultura “Antônio da Costa Santos” – Largo Marechal Floriano, s/n, Centro, Campinas (SP)
Data: De 15 a 27 de abril de 2025
Horário: Das 8h às 19h (segunda a sábado); domingos, apenas em dias de evento
Entrada gratuita