Notícias | Amazul: Finalmente Consad avalia proposta do ACT 2024/2025

Amazul: Finalmente Consad avalia proposta do ACT 2024/2025

Além da demora temos que conviver com a falta de transparência

03/05/2024

whatsapp_image_2023-08-25_at_11-00-28
 
LINHA DO TEMPO
29/01/2024 – Assembleia de pauta.
31/01/2024 – Protocolo da Pauta.
27/02/2024 – Reunião SINTPq e SEST.
13/03/2024 – Primeira reunião de negociação SINTPq e Amazul.
29/04/2024 – Reunião CONSAD.
 
Passados três meses do sindicato entregar a pauta de reivindicações aprovada pelos trabalhadores, CONSAD se reuniu para tomar conhecimento da contraproposta da AMAZUL para campanha salarial 2024/2025.
 
Esta etapa é uma novidade no processo, e foi adicionada na última revisão do Estatuto da Amazul em fevereiro deste ano, aprovada pelo próprio CONSAD. Cabe lembrar que o ACT 2024/2025 deveria estar vigente desde o dia 01/04/2024.
 
Além da demora temos que conviver com a falta de transparência. Sob alegação de “conflito de interesse” e “sigilo de informações” o representante dos Trabalhadores no CONSAD foi convidado a se retirar durante a discussão da contraproposta da Amazul. Nosso representante não teve acesso ao que foi discutido e deliberado.
 
Nas questões que envolvam salários e benefícios o representante dos Trabalhadores não pode deliberar, mas é sua obrigação acompanhar qualquer processo que envolva decisões estratégicas para a Empresa. Como um Conselheiro pode cumprir suas obrigações sem o acesso às informações e à devida transparência? Qual o fundamento deste tipo de cerceamento? O que de tão sigiloso há num tema afeto aos trabalhadores?
 
Na primeira reunião de negociação a Amazul reconhece defasagem salarial de 24% culminando com evidente desmotivação e grande evasão de profissionais com alta qualificação. Mesmo assim, a Empresa alega que segue as determinações do SEST, apartando os atores que realmente deveriam estar negociando; Sindicato e Trabalhadores.
 
E O CONSAD? O QUE DELIBEROU?
Até quando os trabalhadores terão de esperar para avaliar uma contraproposta da Amazul, aprovada pelo CONSAD?
Até quando o maior patrimônio da Empresa (seu recurso humano) será tratado em segundo plano?
 
Preocupado com a demora e o desfecho da Campanha Salarial, o SINTPq enviou ofício para Amazul e SEST cobrando a retomada das negociações e buscará, se atendido, as devidas respostas.
 
PRECISAMOS ESTAR ALERTAS!
É de vital importância o engajamento e mobilização dos trabalhadores.
Sem nossa participação não alcançaremos os resultados merecidos e pretendidos.
Fiquem alertas aos nossos informativos, compartilhem com seus colegas e participem dos encaminhamentos.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.