Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável
Texto: Ros Mari Zenha
O Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, criado pela Resolução número 05 de autoria do Vereador Carlos Neder, do PT, de 12/04/2012, tem por finalidade reunir, organizar e formular propostas para o Plano Diretor 2013, priorizando aspectos que dizem respeito à sustentabilidade e ao controle social na formulação e execução das políticas públicas a serem definidas, na perspectiva de transformar São Paulo em uma cidade saudável e sustentável para todos que nela vivem.
Para o Fórum, uma cidade saudável e sustentável é aquela que associa formas de crescimento menos agressoras ao ambiente urbano, redução do uso de energia e otimização do uso dos recursos naturais, integração de políticas públicas orientadas pelo ideal de uma cidade saudável e planejamento da expansão territorial de forma mais sustentável, para garantir às atuais e futuras gerações um ambiente equilibrado e com qualidade de vida.
O Fórum é composto por parlamentares, representantes de partidos políticos com mandato na Câmara Municipal, por representantes de entidades, instituições acadêmicas e de pesquisa, movimentos sociais, redes sociais, organizações não governamentais e lideranças representativas da sociedade civil.
Funciona nas dependências da Câmara Municipal de São Paulo ou em quaisquer outros espaços da sociedade por decisão de seus membros participantes, mediante programação e atividades previamente aprovadas.
As reuniões do Fórum são públicas e seus atos e deliberações são divulgados por meio dos veículos de divulgação à disposição da Câmara Municipal, em especial o Diário Oficial da Cidade, a TV Câmara, a Rádio Web, o Portal da Câmara Municipal e pelo forumsuprapartidariosp.blogspot.com
Em 17/10/2012, o Fórum realizou seu primeiro evento temático – “Cidades Saudáveis e Sustentáveis: conceitos e desafios” – e, em 13/11/2012, elegeu o Grupo Executivo que se responsabilizará pela condução dos trabalhos do Fórum no ano de 2013, composto por: Jupira Cauhy (Educadora), Laerte Conceição Mathias de Oliveira e Gley Rosa (engenheiros – Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo), Maria Laura Fogaça Zei (arquiteta – Associação dos Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança); Ros Mari Zenha (geógrafa, pesquisadora do IPT, membro do Cades/SVMA e CMCT&I) e Sergio Reze (Movimento Defenda São Paulo).
O próximo evento, do qual o Fórum é parceiro, a realizar-se no Auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo - SEESP (Rua Genebra, 25 – Bela Vista), será o “Seminário Regional Sudeste da Lei número 12.587/2012 de Mobilidade Urbana”, no dia 29/11, das 8h30 às 13h30. Informações e Inscrições: sindical@seesp.org.br/ 3113-2641.
Contatos com Grupo Executivo do Fórum: forumsuprapartidariosp@gmail.com
São Paulo, 16 de novembro de 2012
Ros Mari é Geógrafa, Pesquisadora do IPT, Conselheira do Cades/SVMA (representando a sociedade civil da Macroregião Centro Oeste 1), Conselheira do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – CMCT&I (representando o Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia de São Paulo - SinTPq) e membro do Grupo Executivo do Fórum.
Veja também
Retrospectiva SINTPq: lutas, conquistas e defesa da ciência em 2025
15/12/2025O ano de 2025 foi marcado por uma intensa atuação do SINTPq (Sindicato dos Trabalhadores ...
Retirada da autarquização da pauta do Consu reforça pressão de trabalhadores e do SINTPq por debate transparente
03/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / Unicamp O SINTPq, em conjunto com trabalhadoras e trabalhadores da Funcamp, ...
Acordo federal reforça CNPEM como núcleo estratégico do SUS e amplia capacidade cientÃfica
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / CNPEM O governo federal formalizou, na semana passada, um termo aditivo ...











