Governador de São Paulo anuncia autonomia dos Institutos de Pesquisa
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
O Governador Geraldo Alckmin anunciou nesta tarde no Palácio dos Bandeirantes, que a partir de 2012, os institutos de pesquisa terão autonomia de gestão, assim como as universidades estaduais. O projeto de autonomia será encaminhado para a Assembléia Legislativa até o fim de setembro.
De acordo com o governador, a autonomia será seguida de profunda reestruturação na carreira do pesquisador, que passará a seguir critérios de progressão semelhantes aos das universidades. Assim como para o restante dos servidores, ainda esta semana, será encaminhada para a Assembléia, projeto de reajuste salarial dos pesquisadores, cujos índices variarão entre 13 e 24% dependendo do nível na carreira.
O governo espera que com a autonomia dos institutos, a produção de patentes e o número de parcerias com instituições privadas tenha um salto significativo. A situação dos pesquisadores científicos melhorou um pouco quando o ex-governador Serra reconheceu a defasagem da categoria, mas ainda assim é um dos piores vencimentos se comparado aos dos docentes estaduais e federais e às carreiras com dedicação integral.
Veja também

Já está disponÃvel a urna do Plebiscito Popular no SINTPq!
23/07/2025A redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6x1, a isenção do IRPF ...

Inteligência Artificial e polÃtica serão tema de encontro no CNPEM
16/07/2025Nos dias 8 e 9 de setembro, o CNPEM, por meio da Ilum Escola de ...

Novas regras para trabalho em feriados valem a partir de julho de 2025
15/07/2025A partir de 1º de julho de 2025, o trabalho em feriados e domingos nos ...