Governador de São Paulo anuncia autonomia dos Institutos de Pesquisa
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
O Governador Geraldo Alckmin anunciou nesta tarde no Palácio dos Bandeirantes, que a partir de 2012, os institutos de pesquisa terão autonomia de gestão, assim como as universidades estaduais. O projeto de autonomia será encaminhado para a Assembléia Legislativa até o fim de setembro.
De acordo com o governador, a autonomia será seguida de profunda reestruturação na carreira do pesquisador, que passará a seguir critérios de progressão semelhantes aos das universidades. Assim como para o restante dos servidores, ainda esta semana, será encaminhada para a Assembléia, projeto de reajuste salarial dos pesquisadores, cujos índices variarão entre 13 e 24% dependendo do nível na carreira.
O governo espera que com a autonomia dos institutos, a produção de patentes e o número de parcerias com instituições privadas tenha um salto significativo. A situação dos pesquisadores científicos melhorou um pouco quando o ex-governador Serra reconheceu a defasagem da categoria, mas ainda assim é um dos piores vencimentos se comparado aos dos docentes estaduais e federais e às carreiras com dedicação integral.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...