Notícias | Hora de dizer "NÃO"! CPQD ignora reivindicações e SINTPq convoca assembleia para 23/11

Hora de dizer "NÃO"! CPQD ignora reivindicações e SINTPq convoca assembleia para 23/11

O SINTPq agendou assembleia para quinta-feira (23), às 8h30, no auditório do Centro e também de forma online

17/11/2023

Nesta semana, o CPQD formalizou sua contraproposta para a campanha salarial deste ano. Com isso, o SINTPq agendou assembleia para quinta-feira (23), às 8h30, no auditório do Centro e também de forma online pelo link: https://bit.ly/AssembCPQD23l11l23

O documento com a contraproposta pode ser conferido no link.

Basicamente, o Centro oferece apenas a correção inflacionária e nega sumariamente as demais reivindicações dos trabalhadores. Como se tal postura não fosse ruim o bastante, o CPQD ainda quer retirar um benefício conquistado há pouco tempo: a ajuda de custo para quem está em regime híbrido ou home office.

As reivindicações levadas para a negociação foram muito bem debatidas coletivamente na assembleia de construção de pauta e nas reuniões com os funcionários promovidas pelo SINTPq. São demandas importantes e que não podem simplesmente serem ignoradas pelo CPQD.

As melhorias no transporte fretado, na tabela de benefícios (TPPM), na assistência médica e a implementação de um plano de carreira são urgentes. O CPQD busca sempre vender a imagem de ótimo ambiente profissional, mas se recusa a ouvir seus profissionais quando o assunto é, efetivamente, melhorar as condições de trabalho.

Outro ponto importante desconsiderado pelo CPQD é o aumento real nos salários. Já são anos pintando uma imagem de melhoria na gestão e avanços importantes. Entretanto, quando os trabalhadores e trabalhadoras pleiteiam seu merecido reconhecimento, por meio da valorização salarial, ouvem sempre um sonoro "não".

Vale lembrar ainda que o CPQD também rejeitou a proposta de 13º no Vale Alimentação/Refeição. Na visão do SINTPq, isso é mais um descaso com os empregados, haja vista que não há nenhuma proposta de acréscimo nos benefícios, somente tentativas de exclusão. O fato dessa reivindicação ter sido rejeitada de imediato é mais um motivo para que os trabalhadores sigam mobilizados.

Por todas essas questões levantadas até aqui, o SINTPq defende a rejeição da atual contraproposta. Mais do que isso, o sindicato convida todos e todas a manifestar sua indignação participando da assembleia, manifestando suas opiniões e dando uma expressiva resposta ao CPQD por meio de uma votação com rejeição histórica.

Traga seus colegas para a assembleia, dialogue sobre a inaceitável postura do CPQD e fortaleça a luta por melhores condições de trabalho. Somente com uma posição coletiva firme será possível reverter essa contraproposta tão insatisfatória. Participe no dia 23/11, às 8h30, e ajude a construir um CPQD melhor!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, inclusive São Paulo, convoca todos os trabalhadores do CPQD para Assembleia Setorial, a ser realizada em 23 de novembro de 2023, quinta-feira, de forma presencial, no endereço Rua Doutor Ricardo Benetton Martins, 1000, Parque II, Campinas - SP, e também através de plataforma virtual e por meio remoto, pelo link: https://bit.ly/AssembCPQD23l11l23, às 8h30, para deliberar sobre a seguinte pauta: 1) Deliberação e votação para aprovação ou recusa da contraproposta da empresa para a Campanha Salarial 2023/2024 2) Outros assuntos.

Fica estabelecido que, não havendo quórum, a Assembleia será realizada em segunda convocação, 15 minutos após a primeira chamada, com qualquer número de presentes.

Campinas, 17 de novembro de 2023.
José Paulo Porsani - Presidente SINTPq