Internet e telefonia na área rural já são realidade no Brasil
A faixa de 450 MHz, leiloada pela Anatel em junho de 2012, está levando muitos avanços às áreas rurais do país. Além dos objetivos definidos no próprio leilão, como o de levar internet a todos os municípios brasileiros até 2015, a implantação da nova faixa também permitiu que as concessionárias começassem a cumprir as obrigações assumidas na renovação do Plano Geral de Metas de Universalização da Telefonia Fixa (PGMU), em 2011.
Por exemplo, um dos compromissos assumidos pelas empresas no PGMU, que dependia da implantação da faixa de 450 MHz, era a oferta de linhas de telefone fixo para quem mora em regiões mais afastadas das sedes dos municípios. Agora, quem mora a uma distância de até 30 quilômetros da chamada "área de tarifação básica" já pode entrar em contato com a concessionária que atende a região e solicitar uma linha telefônica residencial ou comercial.
Outra obrigação definida no PGMU que pôde ser posta em prática agora, com a nova faixa, é a ampliação do número de orelhões nas áreas rurais. Esta ação visa atender, principalmente, postos de saúde, escolas públicas, comunidades quilombolas, assentamentos rurais e aldeias indígenas.
Fonte: Ministério das Comunicações
Veja também
SindCast debate atual situação da pesquisa pública no Estado de SP
28/05/2021O SindCast #35 - o podcast do SINTPq - conta com a participação de um convidado inédito, João ...
SindCast aborda assédios e importunações nas redes sociais enfrentados pelos trabalhadores
26/03/2021Com o home office sendo seguido por muitas empresas, os assédios e importunações enfrentados pelos ...
SINTPq lança minidocumentário comemorativo em live na quinta-feira (25)
24/03/2021Celebrar 30 anos de história e conquistas é um feito marcante para qualquer entidade. Pensando ...