IPT adere ao Acordo de Cooperação para Mobilidade de Baixo Carbono
A iniciativa reúne representantes do setor de mobilidade para enfrentar desafios relacionados à descarbonização em um ambiente colaborativo.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) passou a integrar o Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB). O anúncio foi feito pelo JornalCana na edição de 15 de janeiro. Segundo a publicação, a adesão do Instituto fortalece a parceria voltada à descarbonização do setor de mobilidade no país.
O diretor da unidade de negócios Energia do IPT, João Carlos Sávio Cordeiro, destacou que o acordo surgiu no setor empresarial, com foco na viabilização de alternativas sustentáveis para a mobilidade. “Promover a descarbonização da mobilidade no Brasil, a partir do transporte rodoviário, mas não só, é tornar o país mais sustentável”, afirmou. Ele ressaltou que a participação do IPT busca atender às demandas de empresas nacionais preocupadas com a redução das emissões de CO₂.
Cordeiro também mencionou a relação entre o MBCB e a neoindustrialização do país, apontando que o fortalecimento da indústria nacional está alinhado à atuação do Instituto. Ele destacou que equipes de diversas áreas do IPT poderão contribuir para o desenvolvimento de soluções voltadas ao setor.
Para José Eduardo Luzzi, coordenador geral do Conselho de Administração do MBCB, a adesão do IPT representa um reforço técnico e científico ao acordo. Segundo Luzzi, a iniciativa reúne representantes do setor de mobilidade para enfrentar desafios relacionados à descarbonização em um ambiente colaborativo.