IPT: Assembleia no dia 31/03 avalia contraproposta; veja o que está em jogo
O IPT formalizou sua contraproposta na quinta-feira, dia 24, e o SINTPq pôde encaminhar o agendamento da assembleia que avaliará a mesma. O encontro acontece no dia 31 de março, às 9h.
O IPT formalizou sua contraproposta na quinta-feira, dia 24, e o SINTPq pôde encaminhar o agendamento da assembleia que avaliará a mesma. O encontro acontece no dia 31 de março, às 9h, de forma presencial em frente ao prédio 8 (sede do sindicato) e simultaneamente online: https://bit.ly/
A direção do instituto tem afirmado que a aprovação dessas condições não causará nenhum prejuízo em relação ao dissídio da campanha salarial 2021/22, que agora transcorre no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Entretanto, o eventual novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) não seria baseado no resultado do dissídio atual, mas no acordo de 2020/21, sendo alteradas apenas as cláusulas de correção salarial/benefícios e data-base.
E qual o impacto do possível novo ACT ser baseado no acordo 2020/21 e não no resultado do Dissídio 2021/22? A sentença já obtida no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) garantiu importantes vitórias para os ipteanos e ipteanas, como o Vale Refeição de R$ 36,50/dia em cartão e a inclusão dos pais no benefício de creche. Essas conquistas podem ser referendadas pelo TST, mas isso seria inútil caso o acordo subsequente não as contemple.
A solução para esse cenário seria o IPT garantir em sua contraproposta a implementação de eventuais cláusulas benéficas confirmadas pelo TST. Se o instituto fizer a inclusão desse item em sua contraproposta até a data da assembleia, os trabalhadores poderão votar sabendo que possíveis conquistas futuras serão, de fato, respeitadas. Caso o IPT não faça essa adequação em tempo, o caminho sugerido pelo SINTPq será a recusa das condições oferecidas, visando a retomada das negociações.
A situação é complexa e exige a devida reflexão. Não se deixe levar por discursos pela metade. Dialogue com seus colegas, tire suas dúvidas na live do IPT marcada para amanhã e traga suas considerações para a assembleia. O dia 31 de março será decisivo para o futuro das relações de trabalho no instituto.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, inclusive São Paulo, convoca todos os trabalhadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo S/A – IPT, para Assembleia Setorial Mista (Presencial e Virtual) a ser realizada em 31 de março de 2022, quinta-feira, de forma presencial no endereço da Empresa sito a Av. Prof. Almeida Prado, 532 - Butantã - SP, em frente ao prédio 08 e pela plataforma virtual, pelo link: https://bit.ly/
Campinas, 25 de março de 2022.
José Paulo Porsani
Presidente SINTPq.
Veja também

IPT: SINTPq informa andamento das ações judiciais e Campanha Salarial 2025/2026
16/05/2025O SINTPq segue acompanhando de perto os processos judiciais envolvendo o IPT. Atualmente, as ações ...

SINTPq discute Avaliação de Desempenho e bonificações com o CNPEM
15/05/2025Na última quarta-feira (14/05) o SINTPq se reuniu com representantes da gerência da divisão de ...

CPQD recua e desiste de PPR
13/05/2025SINTPq e CPQD se reuniram dia 9 de maio, ocasião que o SINTPq cobrou da ...