Notícias | IPT confirma recurso no Dissídio 2021; Assembleia em 16/03 retoma luta coletiva

IPT confirma recurso no Dissídio 2021; Assembleia em 16/03 retoma luta coletiva

Na próxima quarta-feira (16), às 19h15, o SINTPq realiza assembleia para tratar sobre o recurso ao TST anunciado pelo IPT. Após esse tópico, serão definidos os itens que comporão a pauta deste ano.

08/03/2022

Em um anúncio melancólico, mas não surpreendente, a direção do IPT afirmou que recorrerá ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) no Dissídio 2021. Com essa posição, o pagamento do devido reajuste dependerá de nova vitória em um julgamento sem prazo para ocorrer. Ao mesmo tempo, o Governo do Estado de SP (GESP) demonstra ter recursos disponíveis enviando à Assembleia Legislativa (Alesp) um projeto que prevê reajuste de 20% aos servidores.

Há alguns anos, as campanhas salariais do IPT seguem essa lógica. O GESP insiste no reajuste de 0% e recorre judicialmente até as últimas instâncias possíveis. A direção do Instituto, por sua vez, apenas diz “sim” aos desmandos do governo. Fica a impressão de que os ofícios enviados ao sindicato durante as campanhas salariais são os mesmos há anos, apenas com as datas trocadas.

Diante do histórico recente, surge a pergunta: como estaria a remuneração dos ipteanos e ipteanas se os mesmos aceitassem passivamente as contrapropostas do GESP, sem realizar greves e ingressar com dissídios? Mais do que isso, qual seria o cenário do IPT sem a existência de um sindicato com representatividade e estrutura jurídica para realizar mobilizações e travar batalhas nos tribunais? Muito provavelmente, a defasagem dos salários e o número de profissionais desistindo do Instituto seriam ainda maiores.

Considerando esses fatores e a ausência de concursos, pode-se concluir que os ipteanos e ipteanas estão mantendo a instituição viva não apenas com seu trabalho, mas também com sua luta pela garantia mínima do poder de compra e dos direitos existentes. Até quando essa responsabilidade seguirá recaindo sobre as costas dos trabalhadores e trabalhadoras?

Assembleia no dia 16/03 discute Dissídio 2021 e pauta reivindicatória 2022/23

Na próxima quarta-feira (16), às 19h15, o SINTPq realiza assembleia para tratar sobre o recurso ao TST anunciado pelo IPT. Após esse tópico, serão debatidos e definidos os itens que comporão a pauta reivindicatória da campanha salarial 2022/23. Iniciar uma negociação coletiva com a anterior sem solução está longe do ideal, mas não restam alternativas diante das posturas do GESP e do Instituto.

O link para a assembleia já está disponível: https://bit.ly/AssembIPT16l03l22

Participe e traga suas contribuições para esse importante debate. É justamente o engajamento de todos e todas que segue evitando um cenário muito pior no IPT. Apesar do desânimo causado pela triste live realizada hoje, em pleno Dia Internacional da Mulher, desistir não é uma opção. Se o GESP e seus subordinados são persistentes em suas posições questionáveis, os trabalhadores e o SINTPq são muito mais em sua luta.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, convoca todos os trabalhadores das empresas abaixo relacionadas, com data-base em 01° de Maio e 01° de Junho, conforme data, horário e local definido para cada empresa, a participarem da Assembleia Setorial VIRTUAL, para deliberar a seguinte ordem do dia: 1) Discussão, deliberação e aprovação da Pauta de Reivindicação referente à Campanha Salarial 2022/2023; 2) Discussão, deliberação de Assembleia Permanente; 3) Discussão, deliberação da Cota de Participação Negocial, 4) Campanha de Sindicalização e 5) Outros assuntos. Face à Pandemia do Covid-19 as assembleias serão virtuais, através de plataformas apropriadas. – Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP): Dia 10 de março de 2022 às 10h00, pelo link: meet.google.com/htf-gznc-gvg; – Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT): Dia 14 de março de 2022 às 19h15, pelo link: meet.google.com/zdm-ohrb-wvg; – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT): Dia 16 de março de 2022 às 19h15, pelo link: https://bit.ly/AssembIPT16l03l22

Fica estabelecido que não havendo quórum, as Assembleias serão realizadas, em segunda convocação 15 minutos após, com qualquer número de presentes. Campinas, 04 de março de 2022.

José Paulo Porsani

Presidente SINTPq