Notícias | IPT participa da 1ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

IPT participa da 1ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

22/04/2014

os da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o ruído está entre as três maiores causas de poluição ambiental, ao lado da poluição da água e do ar. Em função disso, 10% da população mundial têm alguma deficiência auditiva. Além das perdas auditivas, o ruído em excesso também causa uma série de doenças como problemas cardiovasculares, insônia, pressão alta, stress, irritabilidade, agressividade e afeta a capacidade de aprendizado, interferindo, portanto, na qualidade de vida como um todo.

Na cidade de São Paulo, ano a ano, a questão da poluição sonora vem ganhando destaque no ranking das queixas encaminhadas à Ouvidoria Geral do Município. De acordo com relatório anual da Ouvidoria, em 2013, a perturbação ao silêncio foi a terceira maior fonte de reclamação dos paulistanos, atrás apenas do atendimento prestado por órgãos municipais e das questões ligadas à poda e corte de árvores.

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo (Salão Nobre Presidente João Brasil Vita) realizará a I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora. O evento acontece por ocasião do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, o International Noise Awareness Day (INAD), cuja data oficial neste ano é 30 de abril.

Participam da Comissão Técnica responsável pela organização e palestras da Conferência a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego); CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo); CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos); IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas); Cia do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo); PSIU (Prefeitura de São Paulo - Divisão Técnica Fiscalização Silêncio Urbano); SECOVI-SP; SINDUSCON-SP; Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; Auris Projetos; Ouvido no Ruído (Movimento popular pelo controle da poluição sonora), entre outras entidades.

O objetivo é sensibilizar poderes públicos e sociedade em geral acerca dos impactos negativos causados por ruídos e vibrações sonoras na saúde humana, criando, assim, diretrizes eficazes para atuação legislativa e administrativa.

Informações e inscrições | www.conferenciaruidosp.com.br