Manifestações levam 50 mil às ruas de Campinas
Pelo menos 50 mil pessoas participaram neste sábado (1º/05) do Dia do Trabalhador em Campinas em manifestos, shows de música, festas comunitárias e prestações de serviços gratuitos em diversas regiões do município. Além da programação oficial realizada pela Prefeitura, integraram as atividades o Dia da Comunidade do Parque Industrial e os atos públicos de entidades sindicais e partidos políticos. Logo pela manhã, um ato em defesa da classe trabalhadora reuniu aproximadamente cinco mil trabalhadores ligados a partidos políticos, sindicatos e entidades filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) na região central da cidade.
Os manifestantes partiram do Largo do Pará em passeata pelas vias Barão de Jaguara, Benjamin Constant e Francisco Glicério e realizaram um ato no Largo da Catedral, onde houve também a Missa do Trabalhador, com a participação de pelo menos duas mil pessoas.
Os representantes das 23 entidades presentes no ato defenderam 15 propostas para exigir melhores condições de trabalho, incluindo redução de jornada sem redução dos salários, estabilidade no emprego, fim do assédio moral e das terceirizações e aumento real de salário entre outras lutas. José Tavares, coordenador da subsede regional da CUT, em Campinas, disse que, além das questões trabalhistas o ato serviu também para denuncar a exploração que ainda existe nos locais de trabalho e para manter a luta histórica pela saúde e educação pública de qualidade, reforma agrária e reforma urbana, entre outras bandeiras.
Outras comemorações
A prefeitura de Campinas e a Igreja presbeteriana Central também organizaram comemorações pelo Dia do Trabalhador, mas sem a participação da CUT, que participou das atividades políticas do período da manhã no Centro de Campinas.
Em São Paulo - Solidariedade e integração do povos
As celebrações do 1° de maio em São Paulo tiveram início na manhã deste sábado com uma atividade ecumênica no Memorial da América Latina, complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo, localizado no bairro da Barra Funda.O Evento foi encerrado pelo Presidente Lula.
Fonte: Gilson Rei - Agência Anhangüera de Notícias
Veja também

Julho das Pretas destaca a força e a luta das mulheres negras no Brasil
04/07/2025O mês de julho marca um dos períodos mais simbólicos da luta antirracista no Brasil. ...

Nota de Pesar: SINTPq lamenta falecimento de Raul Fernando Beck
22/05/2025O SINTPq manifesta profundo pesar pelo falecimento do companheiro e sócio Raul Fernando Beck, ocorrido ...

Salário mÃnimo necessário se aproxima de R$ 7.600 em 2025, segundo DIEESE
21/05/2025O valor do salário mínimo necessário para garantir uma vida digna no Brasil, segundo o ...