Notícias | Na Nova Zelândia, governo elimina patentes de software

Na Nova Zelândia, governo elimina patentes de software

16/05/2013

a href="http://www.advivo.com.br/luisnassif" target="_blank">Blog do Luis Nassif publicou uma notícia do Observatorio Sulamericano de Patentes sobre a eliminação de patentes de sofware. Confira abaixo o íntegra do texto:

O governo da Nova Zelândia anunciou que já não se poderão solicitar mais patentes de software no país  para eliminar uma das barreiras que estão detendo a inovação no mundo da tecnologia.

Ainda que tecnicamente nunca fossem explicitamente permitidas as patentes de software, a emenda introduzida na lei de patentes vigente vai ainda mais além, ao definir-se basicamente em três princípios -novidade, inventividade e aplicação industrial- que "um programa de computador não é uma invenção e nem tampouco uma forma de fabricação para os propósitos desta ata". 

Com esta decisão, o governo neo-zelandês considera legalmente que as  leis atuais de patentes já outorgam proteção suficiente ao software, pois é cada vez mais comum um estancamento da inovação causado pelo patenteamento massivo de supostas inovações que na verdade não são. 

A empresa Orion Health, a maior exportadora de software da Nova Zelândia, considerou acertada a decisão do governo, pois sob o regime anterior até as coisas mais óbvias estavam sendo patenteadas.

"Se identificas uma melhora lógica em teu software, não podes implementa-la porque alguém mais tem a patente. Em geral, as patentes de software são contraprodutivas e freqüentemente utilizadas para obstruir a inovação", afirmou o CEO da Orion Health. 

A decisão poderia ser o argumento, contrariamente ao que os EEUU consideram, para excluir totalmente o software das leis de patentes de qualquer país.

 

Fonte: Blog do Nassif (http://www.advivo.com.br/luisnassif)