Negociação permanente com o CNPEM frustra expectativas
Apesar de solicitado pelo sindicato, o agendamento de reuniões e o diálogo contínuo com o Centro não têm acontecido
Conforme definido na última campanha salarial, o SINTPq tem recebido reclamações e opiniões dos empregados para manter uma negociação permanente com o CNPEM. Infelizmente, apesar de solicitado pelo sindicato, o agendamento de reuniões e o diálogo contínuo não têm acontecido.
No dia 7 de novembro, o sindicato encaminhou ofício ao Centro solicitando retorno sobre queixas dos trabalhadores relacionadas ao transporte fretado, refeitório e ambiente laboral. Somente no dia 12/12 o CNPEM respondeu, apresentando as seguintes manifestações:
• Transporte fretado
Apontamentos do SINTPq: Superlotação recorrente em algumas linhas e consequente privação de transporte de parte dos trabalhadores; Itinerário redundante, porém, com impossibilidade de embarque, especialmente as linhas que transitam pelo centro de Barão Geraldo.
Resposta do CNPEM: Não existe superlotação nas linhas do transporte fretado fornecido pelo CNPEM, uma vez que esse fato, inclusive, é constantemente acompanhado por meio de controlador de acesso instalado nos ônibus. O que ocorre (e o que pode estar gerando algum tipo de desconforto) é o fato de que, por liberalidade do CNPEM e em razão de pleito dos trabalhadores, é permitido aos trabalhadores optarem por quaisquer das linhas disponíveis, o que pode ocasionar, a depender do dia, uma maior procura por determinada linha e, nesse caso, a capacidade de ocupação do veículo será rapidamente atingida. Todavia, é importante salientar que, e qualquer hipótese, o trabalhador sem pre terá uma linha que o atenda.
• Refeitório
Apontamentos do SINTPq: Filas e tempo de espera para iniciar a refeição de até 20 minutos; Superlotação do restaurante e consequente pressão para finalizar a refeição devido à espera de outros funcionários por lugares disponíveis.
Resposta do CNPEM: Cabe esclarecer que o refeitório do CNPEM é composto por, aproximadamente, 200 (duzentos) lugares e que as refeições são servidas, de segunda à sexta-feira, entre 11h e 14h45. De acordo com o controle da operação do refeitório não existe fila de espera, porém como o acesso é livre e sem pré-definição de horário para a realização das refeições, ocasionalmente, registra-se um pico de ocupação do espaço entre às 11h30 e 12h30.
• Ambiente laboral
Apontamentos do SINTPq: Espaço das salas incompatíveis com o número de trabalhadores; Indisponibilidade de recursos de conectividade e insumos, tais como, mouses, mesas e cadeiras.
Resposta do CNPEM: Cabe esclarecer que o CNPEM oferece uma estrutura física e tecnológica adequada aos seus colaboradores.
A direção do SINTPq considerou as respostas do Centro insatisfatórias, uma vez que se limitam a rebater as reclamações dos trabalhadores, em vez de propor melhorias. Considerando que o CNPEM levou mais de um mês para retornar, esperava-se um posicionamento melhor trabalhado.
Apesar das dificuldades, em 2023, o SINTPq seguirá buscando avanços na negociação permanente, inclusive na questão da diversidade. O sindicato não tem sido integrado nas ações do CNPEM nessa área e espera mudar tal cenário no próximo ano.
Qual a sua avaliação sobre as manifestações do CNPEM? Você concorda com as queixas levantadas no ofício do sindicato? Responda essa mensagem pelos canais listados abaixo e ajude o SINTPq nessa luta.
WhatsApp SINTPq: (19) 97416-5418
E-mail: [email protected]
Formulário anônimo: sintpq.org.br/canal-denuncias
Veja também
Assembleia da FACTI aprova contraproposta por unanimidade
16/12/2024A assembleia realizada hoje na FACTI discutiu e aprovou, por unanimidade, a contraproposta apresentada pela ...
Informamos sobre o dissídio 2021 do IPT
13/12/2024Sobre o resultado do julgamento do dissídio de 2021 no Tribunal Superior do Trabalho, o ...
Assembleia dia 16/12 avalia contraproposta da FACTI
12/12/2024Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, o SINTPq realizará uma assembleia com os profissionais da ...