Notícias | Negociações com o CNPEM são iniciadas e nova reunião está marcada para 26/07

Negociações com o CNPEM são iniciadas e nova reunião está marcada para 26/07

O foco das discussões de ontem esteve nas relações de trabalho e nas perspectivas orçamentárias do CNPEM. Os representantes do Centro informaram que estão previstos cortes em diferentes áreas.

16/07/2021

SINTPq e CNPEM realizaram na tarde de ontem, dia 15, a primeira reunião da campanha salarial 2021/22. As questões financeiras envolvendo reajuste e cláusulas econômicas ainda estão sendo analisadas pela diretoria do Centro. Dessa forma, ainda não há uma contraproposta e essas itens serão tratadas nas próximas reuniões. O encontro seguinte está marcado para o dia 26 de julho, a partir das 15h.

O foco das discussões de ontem esteve nas relações de trabalho e nas perspectivas orçamentárias do CNPEM. Os representantes do Centro informaram que estão previstos cortes em diferentes áreas, principalmente no Sirius, que podem chegar a 30%.

Sobre o banco de horas, o CNPEM informou que 40 profissionais possuem horas negativas relativas ao não exercício de atividades durante a pandemia. Pelo menos metade deles tem mais de 1.000 horas de débito e outra metade possui algumas centenas. Todos esses trabalhadores já voltaram às atividades normais.

Ao serem questionados sobre a liquidação das horas pendentes, os representantes do CNPEM informaram que não existe intenção por parte da diretoria em abonar as horas negativas decorrentes da pandemia. Ao mesmo tempo, o Centro entende como impraticável garantir fretado e alimentação para compensação dessas horas aos sábados. Por outro lado, compensação de quilometragem e vale para marmitas seriam possíveis.

Ainda em relação às horas de trabalho, o CNPEM informa estar trabalhando para que haja um aplicativo de marcação de ponto via celular. A promessa é de que as marcações sejam atualizadas dinamicamente no RH Online. Os representantes do Centro se comprometeram a fornecer atualizações nas próximas reuniões.

O trabalho Home Office foi outro ponto muito abordado. O sindicato apresentou dados sobre o impacto financeiro dessa modalidade para trabalhadores e companhias. Em seguida, o SINTPq citou empresas da categoria nas quais houve a implementação de Auxílio Home Office mensal.

Em relação a esse tópico, o CNPEM informou que realizou pesquisa sobre as condições de ergonomia no Home Office e que, aproximadamente, 100 trabalhadores levaram para casa itens disponibilizados pelo Centro. Os representantes do CNPEM também afirmaram que estão enquadrados como trabalho remoto apenas profissionais que realizam, pelo menos, três dias de Home Office. Casos fora dessa escala são considerados trabalho presencial.

O SINTPq espera avançar nesse assunto nas próximas reuniões negociais. Apesar da vacinação e retorno gradual ao trabalho presencial (o CNPEM afirma aguardar para 2022 o regresso majoritariamente presencial), o Home Office ainda impacta diretamente a vida do trabalhador e da trabalhadora. Por isso, precisa ter direitos e regras devidamente debatidos.

Por fim, os representantes do Centro informaram que já está em planejamento a reelaboração do plano de carreira. Na próxima reunião negocial, agendada para 26/07, o sindicato buscará avançar nos tópicos ainda pendentes, a fim de garantir a maior agilidade possível ao processo negocial. Assim que uma contraproposta for apresentada, os trabalhadores e trabalhadoras serão convocados a opinar sobre a mesma em assembleia.