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Outubro Rosa: dados reforçam alerta para prevenção e diagnóstico precoce

Divulgado no início deste mês, INCA alerta sobre aumento em número de casos

24/10/2025

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Por: Aline Assis - Comunicação SINTPq

O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia (SINTPq) chama atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, tema central da campanha Outubro Rosa. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) publicou no dia 3 de outubro, o documento Controle do Câncer de Mama no Brasil: Dados e Números 2025, que aponta aumento nos índices, registrando cerca de 73.610 novos casos no país desde de 2023. 

O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres no Brasil, após o câncer de pele. No Sudeste, a cada 100 mil mulheres, 11,19 óbitos são registrados, sendo uma das regiões com mais registros sobre mortalidade. Os únicos indícios de queda foram em 2020 e 2021, relacionados à pandemia de Covid-19, mas que voltou a crescer após 2022.

Maria Felomena Cássia de Jesus dos Santos, conhecida como Filó, trabalhadora do CPqD, conta como após o diagnóstico, a rotina de trabalho e no ambiente doméstico foram afetadas devido ao seu estado emocional.

“Ter vivido o câncer de mama, me fez valorizar ainda mais a saúde. Para mim, nada está acima da saúde física e mental. Quando penso na relação saúde e trabalho, defendo que nenhum trabalhador e trabalhadora devem ser afetados no exercício de qualquer atividade laboral”, afirma.

Filó também destaca a importância de exames preventivos para o cuidado com a saúde da mulher:

“Outra defesa que faço são dos exames periódicos que considero fundamentais para a manutenção da saúde. Descobrir qualquer doença em tempo de cura faz toda a diferença. E poder contar com suporte operacional, psíquico e material durante o tratamento e recuperação de uma doença, é muito importante para o retorno à vida normal.”

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Filó em ato no centro de Campinas

 

Conscientização

No âmbito das empresas de sua base, o SINTPq promove as ações de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando o Outubro Rosa entre os trabalhadores.

No  Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), por exemplo, a campanha de arrecadação para o Instituto Amor e Vida segue até 6 de novembro.

Podem ser doados lenços, turbantes, echarpes, faixas, tiaras, chapéus, bijuterias, além de itens para cestas de natal, como goiabada, milho verde, azeitonas, maionese, molho de tomate, panetone e caixa de bombons. Os itens podem ser entregues no Ambulatório localizado no Prédio 9B.

No Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), anualmente é realizada a campanha em prol do Outubro Rosa. Este ano, a programação inclui uma palestra mediada pelo setor de medicina do trabalho, sobre saúde da mulher, no dia 23/10. Já no dia 30, o Instituto organizou uma caminhada, e no dia 31 um convite aos trabalhadores para o uso de uma peça de roupa rosa para fortalecer a campanha.

Já a Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (FACTI) realizou no dia 17 de outubro uma palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama. A iniciativa faz parte do projeto de Saúde Mental e Física da instituição. O encontro contou com a presença da psicóloga Flávia dos Santos, que abordou sobre a importância do autocuidado, priorização da saúde e diagnóstico precoce.