Notícias | SINTPq apoia ações de combate ao câncer de mama

SINTPq apoia ações de combate ao câncer de mama

Conheça a campanha e saiba como realizar exames de prevenção gratuitamente para reduzir os riscos

02/10/2022

No mês de outubro, tem início uma grande mobilização internacional pela prevenção ao câncer de mama. Durante a campanha “Outubro Rosa”, governos, entidades, empresas e diversos setores da sociedade promovem atividades de conscientização a respeito do tema. O SINTPq também se mobiliza anualmente e já realizou diferentes ações para dar visibilidade ao tema. O objetivo é disseminar informações e incentivar a realização de exames preventivos, além de reivindicar tratamento de qualidade para todas.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Até o dia 11 de outubro, a Prefeitura de Campinas está disponibilizando carretas de mamografia para realizar exames gratuitamente. O serviço atende mulheres a partir de 40 anos mediante agendamento pelo telefone 160. As carretas vão funcionar das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Hospital do Amor fará o atendimento das 7h às 12h, também de segunda a sexta-feira. Confira os locais e demais informações no link.

Em São Paulo, a ONG Américas Amigas, com apoio de doadores, realiza mamografias gratuitas em diferentes regiões. O calendário da Unidade Móvel Mulheres Amigas está disponível neste link. No site, também é possível doar para ajudar na manutenção do serviço da ONG

Para saber mais sobre o tema, ouça o episódio 10 do SindCast, o podcast do SINTPq. O programa conta com a presença da advogada trabalhista Thaís Cremasco e da diretora do SINTPq, Filó Santos, que superou um câncer de mama. Elas explicam e comentam quais são os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras com câncer.