Notícias | Participação de chefes nas assembleias é prática antiética

Participação de chefes nas assembleias é prática antiética

20/10/2011

Nas assembleias de decisão sobre acordo coletivo do ano passado, o SinTPq notou que várias profissionais que ocupam cargos de confiança na direção de diversas instituições participavam e sempre votavam pela contraproposta apresentada pela empresa. O fato levou o Sindicato a consultar os trabalhadores por meio da enquete: “Você concorda que funcionários com cargo de confiança da direção das empresas participem das decisões da campanha salarial?”.

A pesquisa ficou no site cerca de duas semanas e teve a participação de 111 internautas, sendo que 66% não concordam com a prática. O SinTPq também acredita que a liberação para os profissionais participarem da assembleia é prejudicial a eles mesmos e a campanha salarial. Seus cargos de visibilidade não permite que exponham suas opiniões livremente e, mais do que isso, podem ser induzidos a determinadas posições que vão contra o interesse coletivo. 

A participação em assembleias é um direito de todo trabalhador, mas o conflito de interesses nesses casos estão cada vez mais evidentes com a postura que os chefes estão adotando nas assembleias em defender as empresas em detrimento da própria reivindicação.

O SinTPq está consultando seu jurídico para que a empresa não interfira, através de seus prepostos, nas assembléias dos trabalhadores e posteriormente divulgará as medidas que irá tomar sobre esta questão.