Notícias | Portais do CsF devem aumentar eficiência e integração com empresas

Portais do CsF devem aumentar eficiência e integração com empresas

19/04/2013

an style="font-size: xx-small; color: #808080;">Fonte: MCTI
Os novos portais de Estágios & Empregos e de Acompanhamento do Ciência sem Fronteiras, lançados nesta quarta-feira (17) em Brasília, devem dar maior transparência e dinâmica ao programa do governo federal. O primeiro, de acesso ao público em geral, busca promover a integração dos bolsistas e ex-bolsistas com o setor privado e o segundo apresenta as principais informações consolidadas sobre as bolsas já implementadas e dados complementares sobre o programa.

No lançamento, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou os desafios a serem enfrentados para fazer o conhecimento gerado nas universidades resultar em modernização para o país. “Depois de construir a base – que pretendemos qualificar cada vez mais –, é preciso que esse conhecimento chegue ao setor produtivo e às atividades da sociedade como um todo”, disse.

Para o titular do MCTI, o novo portal de estágios e empregos facilita o processo de interligação entre academia e empresa. “É o caminho em direção do nosso desafio de aproximação com as empresas, para que elas possam absorver essa mão de obra que está sendo altamente capacitada pelo Ciência sem Fronteiras”, afirmou.

O evento marcou o 62º aniversário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Também participaram o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, os presidentes do CNPq, Glaucius Oliva, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Almeida Guimarães, e o embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye.

“O CNPq ajudou a montar o sistema de ciência e tecnologia do país e agora vai ajudar a montar o sistema de inovação”, comentou Raupp, ao lembrar a trajetória da instituição e a sua contribuição ao desenvolvimento do país. O ministro também exaltou o portal de acompanhamento como um instrumento em sintonia com a expectativa do governo de ampliar a transparência às ações da administração pública.

 

Sobre as novas páginas

No portal Estágios & Empregos estão listadas as vagas destinadas aos perfis de mão de obra selecionados pelo programa. O espaço permite tanto ao bolsista quanto às empresas cadastradas obter informações sobre as oportunidades existentes e sobre os profissionais disponíveis e, inclusive, realizar contatos e entrevistas numa espécie de sala de situação.

“O programa tinha como foco trazer tecnologia para a indústria e para o país, com foco na inovação, e hoje damos um passo nesta direção”, afirmou o presidente do CNPq, Glaucius Oliva. Ele lembrou, ainda, a possibilidade de oportunidades de estágios serem oferecidas tanto no Brasil como no exterior.

 O Portal de Acompanhamento divulga os dados de execução do programa. Além das principais informações sobre as bolsas já concedidas pelo CNPq e pela Capes, como quantidade por modalidade e por área do conhecimento, a ferramenta consolida dados complementares como as instituições e regiões de origem dos estudantes, a distribuição por gênero e os países de destino dos bolsistas.

As novidades foram apresentadas pelo diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral.