Prêmio Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu mais de mil projetos
sua 7ª edição, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu 1.011 inscrições de iniciativas sociais vindas de todas as regiões do País. O número de inscritos é 93,3% maior do que o registrado na primeira edição, realizada em 2001. Naquele ano, foram inscritos 523 projetos. A região Sudeste apresentou o maior número de iniciativas sociais inscritas (409). Entre os temas do concurso, educação recebeu o maior número de inscrições em 2013, com 457 inscritos. Em seguida, vieram renda (219), meio ambiente (137), saúde (75), alimentação (64), recursos hídricos (35), habitação (14), e energia (10).
O Prêmio acontece a cada dois anos e as inscrições são abertas a instituições legalmente constituídas no Brasil, de direito público ou privado, sem finalidades lucrativas. As tecnologias sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais – BTS.
Critérios
Para ser certificado como Tecnologia Social, o projeto inscrito deve corresponder aos critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social, interação com a comunidade, ter sido implementado há pelo menos um ano e contemplar, no mínimo, uma das seguintes dimensões: protagonismo social; respeito cultural; cuidado ambiental, solidariedade econômica.
Neste ano, serão escolhidas 30 Tecnologias Sociais finalistas e, destas, 15 serão as vencedoras, na classificação de 1º, 2º e 3º lugar, em cada categoria. A premiação para os três primeiros lugares é novidade nesta edição do Prêmio. Ao todo, serão destinados R$ 800 mil para investimento nas Tecnologias Sociais vencedoras.
O certificado é concedido pela Fundação Banco do Brasil, em conjunto com a Petrobras e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Tecnologia Social
São produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.
As Tecnologias Sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala. São exemplos de Tecnologia Social: o clássico soro caseiro ( mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil); as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido, entre outros.
Fonte: Secretaria do Governo; Fundação Banco do Brasil
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...