Produtoras de software de Campinas faturam R$ 1 bilhão
Fonte:Computerworld
O ecossistema de empresas de tecnologia da informação, localizadas na cidade Campinas, interior de São Paulo, superou a marca de 1 bilhão de reais de receita anual. É o que aponta um levantamento feito pelo Núcleo Softex Campinas – órgão que reúne empresas do setor daquela região – com base no faturamento das 140 companhias associadas em 2010. Para o balanço de 2011, que ainda não fechou, a expectativa da entidade é de que o segmento cresça 30% em relação ao ano exercício anterior.
De acordo com Fábio Pagani, coordenador adjunto do Núcleo Softex, trata-se de um marco importante, que mostra a força da região como pólo produtor de tecnologia. “O resultado do levantamento é uma prova do alto nível de maturidade alcançado pelas empresas de software de Campinas, e de que elas continuam competitivas no mercado nacional”, afirma.
Pagani ressalta, ainda, que a região enfrentará uma série de desafios para que seu ecossistema continue evoluindo, entre eles o surgimento de novos negócios a escassez de mão de obra especializada.
Com o objetivo auxiliar as empresas a superarem estes desafios e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do setor, o Núcleo Softex está colocando em prática um plano de ações que visa a fortalecer a marca “Campinas” como pólo de alta tecnologia. O projeto consiste em uma série de iniciativas que podem ser resumidas em três pilares: fortalecimento do ecossistema, fomento ao empreendedorismo e suporte ao desenvolvimento das empresas.
Para fomentar o surgimento de negócios, o Softex está seguindo o modelo do Vale do Silício, na Califórnia, e acaba de se tornar sócia de uma empresa de participações para investir em start ups.
Além disso, em parceria com a Inova – Agência de Inovação da Unicamp, o Softex está reestruturando sua incubadora e abrirá espaço para novas start ups que queiram se desenvolver dentro do Núcleo a partir do início do próximo ano. “A meta é que Campinas se torne referência nacional em produção tecnológica, em especial no desenvolvimento de software, e que isso atraia cada vez mais investimentos”, afirma Fábio Pagani.
Outra frente importante do projeto é a criação de um cronograma de eventos estruturado a partir deste ano, que terá o objetivo de atrair alunos de computação, investidores, empreendedores e interessados de todo o Brasil para Campinas.
Entreos eventos que serão organizados pelo Softex, estão dois Start up Weekends, evento mundial que têm como o objetivo a apresentação de projetos empreendedores, e também o CodeFest – uma grande competição de desenvolvimento de software voltada a alunos universitários, que visa a formação de mão de obra para as empresas da região.
Veja também
Retirada da autarquização da pauta do Consu reforça pressão de trabalhadores e do SINTPq por debate transparente
03/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / Unicamp O SINTPq, em conjunto com trabalhadoras e trabalhadores da Funcamp, ...
Acordo federal reforça CNPEM como núcleo estratégico do SUS e amplia capacidade cientÃfica
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / CNPEM O governo federal formalizou, na semana passada, um termo aditivo ...
Pesquisa nacional indica alta aprovação aos sindicatos, mas dirigente do SINTPq diz que realidade local é oposta
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Agência Brasil Uma nova pesquisa nacional revela que 68% dos trabalhadores brasileiros consideram ...











