Profissionais do CNPEM terão quase 1% de aumento real
No atual cenário de crise e alta inflacionária, reajustes acima da inflação se tornaram coisa rara
Nesta terça-feira, dia 9 de agosto, o IBGE divulgou o IPCA do mês de julho, referência da data-base agosto. O acumulado nos últimos 12 meses registrou 10,07%, após deflação de -0,68% no índice mensal. Com esse resultado, o reajuste de 11%, negociado e aprovado na campanha salarial do CNPEM, terá uma diferença positiva de 0,93%.
No atual cenário de crise e alta inflacionária, reajustes acima da inflação se tornaram coisa rara em todo o país. De acordo com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os reajustes abaixo da inflação representaram 43,4% do total na primeira metade do ano. Os equivalentes ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) somam 35,2% e os acordos com índice acima da inflação são apenas 21,4%.
Durante as negociações, os prognósticos econômicos indicavam uma desaceleração inflacionária. Com isso, havia boas chances de um reajuste de 11% superar a inflação. Em relação ao Vale Alimentação, a valorização foi ainda maior, uma vez que o aumento no benefício foi de 13,3%.
O Acordo Coletivo de Trabalho já está em processo de registro no Ministério do Trabalho. Nos próximos dias, o documento estará devidamente registrado e disponível no site do SINTPq.
Veja também
Assembleia da FACTI aprova contraproposta por unanimidade
16/12/2024A assembleia realizada hoje na FACTI discutiu e aprovou, por unanimidade, a contraproposta apresentada pela ...
Informamos sobre o dissídio 2021 do IPT
13/12/2024Sobre o resultado do julgamento do dissídio de 2021 no Tribunal Superior do Trabalho, o ...
Assembleia dia 16/12 avalia contraproposta da FACTI
12/12/2024Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, o SINTPq realizará uma assembleia com os profissionais da ...