Profissionais do CNPEM terão quase 1% de aumento real
No atual cenário de crise e alta inflacionária, reajustes acima da inflação se tornaram coisa rara
Nesta terça-feira, dia 9 de agosto, o IBGE divulgou o IPCA do mês de julho, referência da data-base agosto. O acumulado nos últimos 12 meses registrou 10,07%, após deflação de -0,68% no índice mensal. Com esse resultado, o reajuste de 11%, negociado e aprovado na campanha salarial do CNPEM, terá uma diferença positiva de 0,93%.
No atual cenário de crise e alta inflacionária, reajustes acima da inflação se tornaram coisa rara em todo o país. De acordo com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os reajustes abaixo da inflação representaram 43,4% do total na primeira metade do ano. Os equivalentes ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) somam 35,2% e os acordos com índice acima da inflação são apenas 21,4%.
Durante as negociações, os prognósticos econômicos indicavam uma desaceleração inflacionária. Com isso, havia boas chances de um reajuste de 11% superar a inflação. Em relação ao Vale Alimentação, a valorização foi ainda maior, uma vez que o aumento no benefício foi de 13,3%.
O Acordo Coletivo de Trabalho já está em processo de registro no Ministério do Trabalho. Nos próximos dias, o documento estará devidamente registrado e disponível no site do SINTPq.
Veja também

SEST promete a dirigentes sindicais alinhar contraproposta até sexta-feira
31/05/2023Na tarde de ontem, dia 30, os diretores do SINTPq na Amazul – Cleber Cordovil, ...

Pauta reivindicatória do CNPEM está disponÃvel para consulta
30/05/2023Na última segunda-feira, dia 29 de maio, o presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, e ...

Assembleias na próxima semana definem pautas das empresas CNPEM, ClÃnica do Leite, FEALQ e Eurofins
26/05/2023O SINTPq já iniciou os procedimentos das campanhas salariais da data-base agosto. Nas últimas semanas, ...