Quem somos
O SINTPq representa os trabalhadores em atividades diretas e indiretas em Pesquisa, Ciência e Tecnologia de Campinas e região e, também, do município de São Paulo.
Fundado em 1990, as ações do SINTPq estão muito além das conquistas salariais e melhorias nas relações de trabalho. A entidade atua em todo o país na discussão de políticas públicas em prol do desenvolvimento científico e da valorização da mão-de-obra como elemento fundamental na inovação tecnológica, tão essencial ao desenvolvimento econômico de qualquer nação. Em Campinas e na Capital, o SINTPq faz parte do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e, no Estado de São Paulo, participa da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos e Fundações Públicas de Pesquisa.
O SINTPq participou ativamente ainda no debate da CPI do Atraso Tecnológico na Câmara Federal e na luta contra a privatização do Sistema Telebrás.
Os trabalhadores que atuam nas empresas da base do SINTPq contam com campanhas salariais em cada data-base. Nelas são discutidas reajustes nas remunerações e benefícios, assim como as relações de trabalho e avanços necessários na dinâmica trabalhador x empregador.
Acreditamos na luta coletiva e por isso somos filiados a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel).
Veja também
Retirada da autarquização da pauta do Consu reforça pressão de trabalhadores e do SINTPq por debate transparente
03/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / Unicamp O SINTPq, em conjunto com trabalhadoras e trabalhadores da Funcamp, ...
Acordo federal reforça CNPEM como núcleo estratégico do SUS e amplia capacidade cientÃfica
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / CNPEM O governo federal formalizou, na semana passada, um termo aditivo ...
Pesquisa nacional indica alta aprovação aos sindicatos, mas dirigente do SINTPq diz que realidade local é oposta
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Agência Brasil Uma nova pesquisa nacional revela que 68% dos trabalhadores brasileiros consideram ...











