Renda do trabalhador continuou crescendo em 2014, diz IBGE
A renda dos trabalhadores brasileiros cresceu com mais intensidade em 2014 na comparação com 2013. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), no acumulado até novembro os salários avançavam em média 2,8% acima da inflação, na comparação com igual intervalo do ano anterior. Em 2013, o aumento médio foi de 1,8%.
O resultado foi obtido a partir da dinâmica de geração de vagas em 2014, pelo impacto do aumento da escolaridade dos brasileiros sobre o mercado de trabalho e ainda pela carência de uma oferta abundante de mão de obra.
Entre 2012 e 2013, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), ele calcula que 46,9% da alta de 3,9% da renda no País foi resultado direto da melhora da escolaridade dos brasileiros. A Pnad tem metodologia e amostragem diferentes da PME, que engloba apenas seis regiões metropolitanas, mas serve como referência para apontar tendências do mercado de trabalho.
A política de valorização do salário mínimo, que cresceu 1,1% em termos reais no ano passado e deve aumentar 2,5% em 2015, também contribuiu para elevar os salários, já que indexa muitos pisos e benefícios. Além disso, a oferta ainda fraca de mão de obra, traduzida no comportamento negativo da população economicamente ativa em 2014, ajudou, dando maior poder de barganha aos sindicatos nas negociações.
Fonte: Blog do Luiz Müller
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...