Notícias | Repercussão no Lanagro mostra necessidade de representação

Repercussão no Lanagro mostra necessidade de representação

21/09/2012

>

As reclamações feitas por trabalhadores da Facti/Fundepag lotados no Lanagro culminaram em uma matéria que gerou a reação da direção de proibir o uso das instalações para atividade sindical, mas também gerou iniciativas para diminuir a diferença de tratamento entre servidores e celetistas. 

De uma forma geral as manifestações sinalizam para uma nova época dentro da instituição, mostram que realmente uma verdadeira representação é necessária. O SINTPq só expressa a vontade dos trabalhadores e avanços só acontecerão com a participação e apoio à causa, e para se realizar outras ações baseadas em anseios dos profissionais esse apoio tem que continuar.

Apesar da posição inicial do Lanagro de querer cercear a ação sindical, eles reconheceram as diferenças e tiveram a atitude necessária para diminuir as distorções. A Fundepag poderia aproveitar o exemplo e reconhecer o SINTPq como legítimo representante dos trabalhadores sem a necessidade da ação judicia, uma vez que o SEAAC não tem interesse na representação.

A semana foi de agitação e o SINTPq não ficou imune as criticas, veja trecho que comentário no site: “O papel do sindicato é defender seus sindicalizados, mas também buscar a melhoria e manutenção dos seus empregos. O Sindicato esquece que o pessoal que hoje trabalha no Lanagro são contratados por um contrato administrativo que vence em dezembro/2012 podendo ser renovado por mais um ano (se houver interesse de ambas as partes) e ai como é que fica senão for renovado?...” esclarecemos que temos consciência do período do contrato, no entanto  as reivindicações trazidas pelos trabalhadores em nada interfere no prazo. 

Continuaremos atentos a movimentação dentro da instituição, mesmo antes do julgamento da ação de representação, que deve acontecer em outubro.