Notícias | Resposta da Renovias

Resposta da Renovias

16/07/2012

Em atenção à solicitação formulada por meio de e-mail, datado de 28/06/12, informamos à V.S.ª que a deficiência apontada  encontra-se na via urbana municipal que dá acesso às empresas do Polo de Tecnologia e não na malha viária RENOVIAS, ou seja, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Campinas.

A citada via urbana apresenta, por suas características físicas e operacionais, falta de capacidade viária para absorver o crescente fluxo de veículos, que se agrava com a dificuldade de acesso aos estacionamentos das empresas ali instaladas. Outro ponto a destacar é a falta de medidas mitigadoras por parte das empresas ali instaladas, já relatadas por RENOVIAS a Alta Direção do Polo de Tecnologia, que envolvem, entre outras: incentivar a prática do transporte solidário (carona), estabelecer critérios de escalonamento de horários de entrada nas empresas, facilitar o acesso melhorando e facilitando os controles nos acessos, readequação das portarias etc..

Tais afirmações são facilmente comprovadas quando avaliado o período de pico da tarde onde as saídas acontecem em horários diferenciados sem reflexos na via municipal, pois a rodovia tem capacidade mais do que suficiente para receber esse tráfego urbano, composto na grande maioria por veículos com um único ocupante.

É importante destacar uma vez mais que, a rodovia é projetada para o tráfego de longa distância e não para o tráfego urbano, o que significa dizer que o acesso ao Polo deveria ser feito por vias marginais urbanas, solicitação feita por RENOVIAS à Prefeitura de Campinas há muitos anos.

Cabe finalmente destacar que, diariamente Renovias executa operação viária junto ao dispositivo do Jd. Miriam visando facilitar o acesso e garantir as condições de segurança dos usuários de longa distância e daqueles que se dirigem ao Polo.

 

Atenciosamente

Roberto de Barros Calixto

Diretor Presidente