Notícias | Sindicalização Contribuinte: uma nova opção de associação

Sindicalização Contribuinte: uma nova opção de associação

26/10/2012

Trabalhadores da base do SINTPq têm nova opção para se associar. Os profissionais das empresas que têm baixo número de associados podem se sindicalizar com o custo de 0,5% do salário líquido por mês. Por ser um projeto piloto, a opção só vale para algumas instituições e será válida durante um ano.

A Sindicalização Contribuinte foi criada em busca do equilíbrio financeiro após o SINTPq se comprometer com o Ministério Público do Trabalho a não cobrar mais a Taxa de Fortalecimento, o que reduziu em 20% sua receita mensal. Considerando esse cenário e também que em algumas empresas o valor arrecadado não cobre os custos da Campanha Salarial, a diretoria do SINTPq criou a modalidade.

A diferença para a Sindicalização Padrão é o valor menor (a convencional é de 1% ao mês) e por não dar direito a utilizar os apartamentos na Praia das Toninhas – Ubatuba SP - e nem de receber a devolução dos 60% do imposto sindical, equivalente a um dia de trabalho cobrado compulsoriamente de todos os trabalhadores no mês de março.

Nesse primeiro momento, só podem participar profissionais das empresas onde o número de associados não cobre as despesas com a atuação sindical:

  • Cargill
  • Daitan
  • Eldorado
  • Fitec
  • Freescale
  • Sidia
  • Venturus

A modalidade será válida de outubro de 2012 a setembro de 2013, após este período haverá uma avaliação do resultado e os sócios com esta opção receberão instruções sobre a continuidade ou não do projeto. Caso seja avaliado como positivo, será estendido para toda a categoria.

As finanças do SINTPq começaram desequilibradas em 2012 e a situação financeira para o próximo ano será delicada.  O déficit anual projetado para 2013 é de aproximadamente R$100 mil, o que inviabiliza o Sindicato como ele é hoje.

Situação financeira
Sindicato forte é sindicato com representatividade e isso se faz com filiação. O SINTPq tem hoje aproximadamente 500 filiados e a maioria está concentrada no CPqD e no IPT. A mensalidade sindical cobre somente 40% dos gastos mensais o que é contraditório com as conquistas recentes das lutas realizadas na categoria; Os outros 60% do orçamento eram providos com a contribuição sindical - 40% (que continuará normalmente) - e com a taxa de fortalecimento – 20%.

Sustentabilidade financeira das ações sindicais em cada uma das empresas
Em todas as empresas da base, os diretores do SINTPq têm discutido a importância da sustentabilidade financeira na ação sindical em busca pelo fim da injusta situação atual. Hoje, trabalhadores de outras empresas ajudam a pagar as despesas das campanhas em instituições com baixo número de associados. O objetivo é alcançar a sustentabilidade financeira por meio da sindicalização!