SINTPq aborda conjuntura do CNPEM em reunião com a diretoria
A interlocução do CNPEM e as perspectivas da instituição com o novo governo marcaram a tônica da conversa
Na tarde de segunda-feira, dia 17 de abril, o SINTPq esteve reunido com a direção do CNPEM para debater questões conjunturais da instituição. Representando o Centro, participaram o diretor-geral Zé Roque e a diretora de serviços compartilhados, Renata Vasconcellos. Do lado do sindicato, estiveram o presidente da entidade, José Paulo Porsani, e o diretor e também profissional do CNPEM, Pedro Martins.
A interlocução do CNPEM e as perspectivas da instituição com o novo governo marcaram a tônica da conversa. A manutenção e ampliação dos projetos são fundamentais para que o Centro seja fortalecido, recebendo o devido suporte financeiro e político do Governo Federal. O SINTPq se colocou à disposição de ajudar nessa interlocução, uma vez que mantém contato direto com importantes quadros do executivo federal.
Apesar do foco no presente e no futuro, as dificuldades trazidas pela falta de investimentos em CT&I no último governo não foram ignoradas, uma vez que isso afetou diretamente o planejamento do CNPEM. As consequências dessa política anticiência ainda estão sendo sentidas e precisam ser superadas por meio da interlocução mencionada acima.
Seguindo com a conversa, o sindicato solicitou que haja participação de trabalhadores no Conselho de Administração, como já ocorreu no passado. Com profissionais eleitos participando dessa esfera decisória, a voz e o conhecimento dos trabalhadores contribuiriam com as mais diversas discussões. Dessa forma, a instituição seria fortalecida e contaria com uma gestão mais democrática e participativa.
O SINTPq não poderia deixar de apresentar as recentes reclamações dos trabalhadores sobre o home office, o transporte fretado, o restaurante e o plano de carreira. Os representantes do CNPEM ouviram as questões levantadas e se comprometeram a agendar nova reunião com o sindicato, na qual apresentarão um retorno. O SINTPq destacou que diferentes problemas nas áreas citadas estão gerando profunda insatisfação nos profissionais e que, portanto, atitudes precisam ser tomadas brevemente.
A diretoria do SINTPq agradece ao CNPEM pelo diálogo aberto realizado nesta semana, que, inclusive, foi o primeiro contato da entidade com a Sra. Renata Vasconcellos na posição de diretora. A partir dessa reunião, o sindicato espera que os trabalhadores possam ter mais voz dentro da instituição e que melhorias concretas sejam providenciadas.
Que a próxima reunião traga boas notícias para todos e todas. Até lá, acompanhe os comunicados e mantenha contato com o sindicato. Essa relação deve se manter forte durante o ano todo, e não apenas nas campanhas salariais.
Veja também
Assembleia da FACTI aprova contraproposta por unanimidade
16/12/2024A assembleia realizada hoje na FACTI discutiu e aprovou, por unanimidade, a contraproposta apresentada pela ...
Informamos sobre o dissídio 2021 do IPT
13/12/2024Sobre o resultado do julgamento do dissídio de 2021 no Tribunal Superior do Trabalho, o ...
Assembleia dia 16/12 avalia contraproposta da FACTI
12/12/2024Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, o SINTPq realizará uma assembleia com os profissionais da ...