SINTPq apoia tipificação da misoginia como crime e defende avanço na proteção às mulheres trabalhadoras
Projeto aprovado no Senado amplia combate à violência de gênero e reforça necessidade de ação do Estado e da organização coletiva

Foto: Roberto Parizotti (Sapão)
O SINTPq manifesta apoio à aprovação, pelo Senado Federal, do projeto de lei que inclui a misoginia entre os crimes de preconceito e discriminação no Brasil. A proposta, que agora segue para análise da Câmara dos Deputados, representa um avanço no enfrentamento à violência de gênero e no reconhecimento de práticas estruturais que atingem diretamente as mulheres trabalhadoras em diferentes espaços da sociedade.
O texto aprovado define a misoginia como conduta que expressa ódio ou aversão às mulheres e estabelece pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa. A proposta também insere a “condição de mulher” entre os critérios de interpretação da Lei do Racismo, ampliando o alcance da legislação no combate a práticas discriminatórias.
Para o sindicato, a medida responde a um cenário preocupante de crescimento da violência contra as mulheres no país, inclusive em ambientes de trabalho, nas ruas e nas redes digitais. A tipificação mais rigorosa busca superar a atual limitação legal, que trata a misoginia como injúria ou difamação, com penas significativamente mais brandas.
A discussão no Senado evidenciou que a violência de gênero não é um fenômeno isolado, mas parte de uma estrutura social que naturaliza agressões, constrangimentos e até o feminicídio. Dados recentes apontam milhares de tentativas de assassinato de mulheres no Brasil, além da atuação organizada de grupos que disseminam o ódio e a desumanização feminina, especialmente em ambientes virtuais.
A aprovação do projeto sinaliza uma resposta institucional à gravidade do problema. Para o SINTPq, a continuidade da mobilização social será decisiva para garantir a aprovação final da proposta e sua efetiva implementação, contribuindo para a construção de uma sociedade que respeite os direitos das mulheres em todas as esferas.
Com informações da Agência Senado.
Veja também
Trabalhadores rejeitam contraproposta da FIPT referente ao ACT 2026/2027
22/07/2026Em assembleia realizada na última segunda-feira, dia 20, pelo Sindicato dos Trabalhadores de Pesquisa, Ciência ...
SINTPq discute jornada exaustiva dos pesquisadores do CNPEM
21/07/2026O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) apresentou ao Sindicato dos Trabalhadores ...
Resultado da primeira reunião de negociação entre SINTPq e CNPEM
17/07/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...














