![cnpem_1.[1]](http://www.sintpq.org.br/arquivos/2025/cnpem_1.%5B1%5D.jpg?1747316343928)
Na última quarta-feira (14/05) o SINTPq se reuniu com representantes da gerência da divisão de recursos humanos do CNPEM para discutir questões relativas à Avaliação de Desempenho, atualmente em curso no Centro.
O SINTPq vem contribuindo com o aprimoramento do processo desde o início da sua divulgação, propondo a possibilidade da liderança ter acesso às autoavaliações dos funcionários no momento de realizar a sua avaliação e também que os trabalhadores afastados - por licença maternidade ou saúde - pudessem participar do processo isentos de penalidades. Ambas as sugestões foram acolhidas pela gestão do CNPEM.
Recentemente foi divulgado o orçamento previsto para as bonificações da Avaliação de Desempenho, que consiste em 2,5% da folha de pagamento. No entanto, o SINTPq conduziu simulações de perfis de grupos de diferentes laboratórios nacionais e verificou uma incompatibilidade do orçamento com o Plano de Cargos e salários que prevê degraus de 10% dentro de uma faixa salarial.
Segundo os dados levantados, esse valor é muito expressivo, tornando inviável a aplicação de bonificação para uma parcela considerável trabalhadores. Em alguns casos, o aumento de 10% para um único profissional dentro de um grupo poderia impedir reajustes para os demais, devido à limitação orçamentária por área.
O SINTPq expressou sua preocupação para a gerência do CNPEM que afirmou estar ciente do problema e já estar trabalhando para tentar resolver essa questão. A estratégia atual consiste em aguardar o fim do processo de avaliação pelas lideranças para então compilar o número de trabalhadores que estariam aptos a receber a bonificação, juntamente com o histórico de aumentos salariais e promoções. Com base nesses dados, será possível avaliar se o modelo atual de distribuição (por steps) será viável. Caso se comprove a insuficiência de recursos, novas metodologias serão discutidas antes da avaliação pelos Comitês.
O SINTPq está acompanhando as movimentações e lutando para garantir o reconhecimento e a justa distribuição de recursos para os trabalhadores do CNPEM. Contamos com a sua atenção e apoio. Assim que houver novidades, os trabalhadores serão informados.