Notícias | SINTPq e CNPEM realizam reunião para questionamentos dos trabalhadores sobre políticas da empresa

SINTPq e CNPEM realizam reunião para questionamentos dos trabalhadores sobre políticas da empresa

SINTPq e CNPEM realizam reunião para levar questionamentos dos trabalhadores sobre políticas

14/02/2023

O SINTPq realizou uma reunião com representantes do CNPEM na manhã da última sexta-feira (10/02) para tratar de questões levantadas pelos trabalhadores referentes ao teletrabalho, fretato, restaurante, local de exame periódico e segurança. 
 
Home office
 
O SINTPq levou os questionamentos dos trabalhadores e trabalhadoras relacionados às divergências de entendimentos das lideranças da empresa sobre esse tema. Enquanto alguns funcionários possuem o direito de realizar o trabalho híbrido/home office, outros enfrentam dificuldades relacionadas à volta ao formato presencial e não têm o mesmo direito. Foram relatados casos de pedido de demissão e dificuldades de contratação em determinadas áreas por não existir a opção pelo trabalho remoto, que hoje é entendido como um benefício em muitas empresas.
 
O CNPEM informou desconhecimento, até então, da ocorrência de exceções em relação à jornada presencial, mesmo diante dos questionamentos realizados pelo SINTPq sobre a possibilidade de aferição a partir das folhas ponto. Houve uma recusa inflexível em fornecer qualquer posicionamento diante dos fatos expostos. A empresa ainda reiterou que a regra vigente é de trabalho presencial para todos os funcionários e que irá apurar as exceções.
 
Restaurante e fretado
 
Outro tema abordado foi a superlotação do restaurante e do transporte fretado. O CNPEM afirma ter encaminhado a pesquisa de residências, realizada por e-mail com os funcionários, à empresa Cometa, que está avaliando alternativas de rotas para as linhas de forma a garantir um melhor atendimento das necessidades dos trabalhadores. Em relação ao restaurante, o CNPEM nega que exista superlotação. Diante da recusa do Centro em dialogar e gerar posicionamentos durante a reunião, o SINTPq sugeriu o retorno de pesquisas de satisfação no refeitório a fim de que a direção do CNPEM passe a estar ciente, de forma oficial, dos problemas enfrentados.
 
Exame periódico, avaliação de desempenho e segurança
 
Com relação à mudança do local de execução do exame periódico, a Diretoria de Administração e a liderança do RH informaram que irão se informar sobre os pormenores que guiaram essa modificação no atendimento.
O SINTPq também questionou se haveria avaliação de desempenho no ano de 2023. O CNPEM afirmou ainda não poder emitir qualquer informação acerca do assunto.
 
Sobre questões relacionadas à segurança dos trabalhadores na entrada pela portaria, o CNPEM informou estar realizando estudos e ter projetos de melhorias, mas que não podem ser divulgadas.
 
Empresa não deu previsão de nova rodada de discussão
 
É importante destacar que a postura adotada pelo CNPEM durante toda a conversa foi de entender a reunião como tendo um caráter apenas informativo, na medida em que foi alegado desconhecimento para a maioria dos pontos levantados pelo SINTPq. Alegou-se ainda a impossibilidade de emissão de opinião, posicionamento ou informações oficiais durante a reunião, impedindo a concretização de ações práticas de melhoria pretendidas pelo SINTPq para este encontro.
 
Como um agravante da situação, quando questionado sobre a possibilidade de agendamento prévio de uma nova conversa, após os alinhamentos internos para posicionamento, solicitados pelo Centro para dar qualquer resposta, o CNPEM alegou não ser possível fornecer qualquer previsão para uma nova discussão. 
 
“O SINTPq recebeu com preocupação a posição do CNPEM na reunião. Pareceu que as reclamações sobre o funcionamento da instituição são recebidas somente pelo sindicato, sendo a empresa um agente passivo em relação aos problemas do Centro. Esperamos ações proativas nos apontamentos feitos na reunião pelo sindicato”, afirma Paulo Porsani, presidente do SINTPq.
 
Estavam presentes na reunião Pedro Martins (SINTPq/CNPEM), Paulo Porsani (SINTPq), Andreia Manera (CNPEM), Fabio Leite (CNPEM).
 
Acompanhe os próximos comunicados e compartilhe as informações sobre a reunião com seus colegas do CNPEM. É importante que todos e todas estejam inteirados sobre o diálogo entre o SINTPq e a Direção do CNPEM em relação ao teletrabalho.