Notícias | SINTPq garante melhoria da qualidade de vida dos bombeiros da Amazul

SINTPq garante melhoria da qualidade de vida dos bombeiros da Amazul

Após meses de luta, foi publicado o resultado da ação civil pública movida pelo SINTPq em nome dos bombeiros da Amazul

03/04/2023

Depois de meses de luta, foi publicado o resultado da ação civil pública movida pelo SINTPq em nome dos bombeiros da Amazul. A empresa, arbitrariamente e de forma unilateral, implantou turno de revezamento quadrimestral aos bombeiros que laboram em regime de turno 12x36.

Após reuniões com a categoria, o sindicato decidiu mover ação civil pública contra essa postura da Amazul. Levando em consideração o desgaste físico e psicológico que o novo regime de trabalho iria implicar nos trabalhadores, com a tese de melhoria de qualidade de vida e saúde, o SINTPq saiu vitorioso nessa ação judicial.

Tanto a Justiça do Trabalho quanto o Ministério Público do Trabalho foram favoráveis à tese defendida pelo jurídico do sindicato, embargando em forma definitiva essa mudança no regime de turno da categoria.

Cabe aqui salientar que a preocupação do sindicato será sempre prezar pela saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da base. Essa visão é tão acertada que os dois órgãos, TRT e MPT, acataram o pedido do sindicato.

Essa é mais uma vitória que tivemos junto à Amazul. Ainda temos a ação do fretado de Aramar, na qual já tivemos resultado favorável em primeira e segunda instâncias. Isso demonstra a força que o sindicato tem juntamente ao seu jurídico, forçando a empresa a garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para que possamos seguir lutando, firmes e fortes, devemos manter a entidade se associando e participando das atividades sindicais dentro da empresa. Seja sócio ou sócia e contribua com a manutenção e melhoria deste trabalho!