Notícias | SINTPq lança campanha de engajamento na categoria

SINTPq lança campanha de engajamento na categoria

01/09/2022

Todos os direitos que possuímos hoje, desde os benefícios no trabalho até a possibilidade de votar, são resultado da mobilização da sociedade civil, de movimentos sociais e de diversas pessoas que não se calaram perante injustiças.

Com esta campanha, o SINTPq visa valorizar as conquistas que já temos e convidar todos e todas para, junto com o sindicato, buscar novos avanços. Entre em contato com o SINTPq caso tenha interesse em conquistar melhorias no seu ambiente de trabalho, na sua comunidade ou na sociedade em geral.

WhatsApp: 19 97416-5418 • E-mail: [email protected]

Com o apoio dos interessados, o sindicato formará comitês com temas específicos, conforme as demandas levantadas. Esses comitês discutirão problemas e ações efetivas para conquistar avanços coletivamente. Confira a seguir alguns exemplos de pautas que já progrediram muito, mas que precisam avançar muito mais.


REDUÇÃO DE JORNADA

Você sabia que jornadas de 60h semanais já foram comuns? Com muita luta, o movimento sindical e os trabalhadores conseguiram reduzir esse número para 40h em média. Na Constituição, ainda é permitida a jornada máxima de 44h. Precisamos mudar isso! Nossa meta é chegar em 35h!


DIREITOS DAS MULHERES

Existem inúmeras desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Por isso, é importante valorizar a luta das mulheres trabalhadoras, que já conseguiu avançar na igualdade salarial e nos direitos maternos. Queremos institucionalizar medidas de combate aos diferentes tipos de assédio e discriminação!


IGUALDADE RACIAL

A política de cotas, resultado da luta histórica do movimento negro, já obteve importantes avanços. Houve aumento de 75% de negros no ensino superior entre 2014 e 2018. O cenário atual ainda não é satisfatório. Precisamos seguir lutando por políticas de permanência na graduação e contra o racismo.


QUESTÃO LGBTQIA+

A homofobia é muito presente no mundo do trabalho. Negociações de acordos sindicais têm conseguido avanços, com a criação de cláusulas para extensão de direitos a casais homoafetivos. Mas é preciso ir além! Consolidar políticas públicas de inclusão e combater a desinformação e a discriminação.


 
DEMOCRACIA
 
Democracia não é apenas votar nas eleições. Democracia também é poder se organizar em um sindicato, decidir sobre suas relações de trabalho e defender suas bandeiras. Precisamos fortalecer a nossa democracia. Ela foi conquistada com muita luta na ditadura e com muita luta será preservada!