SINTPq participa de audiência pública sobre o IPT na Câmara de São Paulo
INTPq participou na manhã desta quarta-feira (2) da audiência pública sobre o projeto de lei que trata da isenção de IPTU para o IPT. A audiência foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo e contou com a presença de trabalhadores do Instituto.
Confira abaixo a intervenção feita pelo diretor do SINTPq, Geraldo Antunes Pereira
"Bom Dia a Todas e a Todos.
O SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisas, Ciência e Tecnologia que representa os trabalhadores em 38 municípios, dentre eles, a cidade de São Paulo vem considerar nesta audiência pública favoravelmente a proposta de autoria dos Vereadores Carlos Neder e Juliana Cardoso.
Queremos declarar apoio ao projeto de lei em discussão por entender que ele aplica a nossa CONSTITUIÇÃO FEDERAL, que determina no capítulo Da Ciência e Tecnologia, no seu artigo 218, que o “ESTADO promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas”.
Dentre outras, determina ainda que:
A pesquisa tecnológica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
O Estado apoiará a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, pesquisa e tecnologia, e concederá aos que delas se ocupem meios e condições especiais de trabalho.
A lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao País, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
Evidentemente que temos que considerar que para o efetivo resultado esperado com esta isenção, é necessário o compromisso do Governo do Estado de São Paulo de não aplicar equivalente redução nos recursos financeiros públicos destinados ao IPT.
Como todos sabem a receita conseguida pelo IPT com a venda de serviços tecnológicos ao mercado público e privado não é suficiente para a sua autonomia financeira, e que, são necessários recursos financeiros adicionais do Estado de São Paulo para fechar a conta. Esta preocupação existe porque nos últimos anos, estes recursos adicionais não tem recebido a devida correção inflacionária! Somente como esta garantia esta isenção terá frutos no desenvolvimento de novas tecnologias, inclusive tecnologias sociais carentes no nosso município!
Por último, deixamos claro que o SINTPq representa uma categoria profissional cuja principal preocupação é a qualidade do resultado do seu trabalho: A PESQUISA.
Por isso, atua permanentemente para valorizar as condições de trabalho dos IPTeanos. Temos certeza que assim, contribuímos de forma mais importante para atrair por meio de concursos públicos e manter nos quadros do IPT, uma juventude competente!
Somente assim, com quadros renovados e profunda interação entre os novos e antigos funcionários, o andamento dos trabalhos, os cuidados com os dados, ou seja, na essência: a paixão pela pesquisa será transmitida de geração a geração garantindo a perenização desta Instituição de Pesquisa que nasceu, vive e presta bons serviços ao povo paulistano e paulista da nossa cidade e do nosso estado a 114 anos."
Veja também

Saúde mental no trabalho é tema de palestra promovida pelo SINTPq
10/04/2025A crescente pressão por resultados, a instabilidade no emprego e a falta de valorização profissional ...

SINTPq apoia entregadores em luta por melhores condições
03/04/2025Na última segunda (31) e terça-feira (1º), milhares de motoboys de aplicativos paralisaram suas atividades ...

Portugal aprova faltas justificadas para trabalhadoras com endometriose
03/04/2025A partir de abril, em Portugal, trabalhadoras diagnosticadas com endometriose ou adenomiose terão direito a ...