Notícias | SINTPq participa de debate sobre efeitos das condições climáticas nos trabalhadores externos

SINTPq participa de debate sobre efeitos das condições climáticas nos trabalhadores externos

Entidade busca parâmetros técnicos e estudos que embasem essa discussão para resguardar a saúde proteção dos trabalhadores

01/02/2024

A diretora do SINTPq Priscila Leal esteve na última semana na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, em João Pessoa, na Paraíba, representando o sindicato em um debate sobre os efeitos das condições climáticas nos trabalhadores externos.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) já registrou aumento de denúncias contra empregadores que não forneceram as mínimas condições aos seus funcionários diante das altas temperaturas. O ano passado foi o ano mais quente da história e a tendência é o calor se agravar.

O SINTPq se preocupa com o tema e por isso está atento ao debate para que trabalhadores e trabalhadoras tenham plenas condições de exercerem suas atividades.

Segundo Priscila, no encontro foram analisadas as Normas Regulamentadoras (NR) para identificar se elas já abarcam essas situações, a fim de contar com esse dispositivo legal para fiscalizações e denúncias.

O encontro resultou na formação de comissões para aproximar esse tema dos órgãos fiscalizadores e das ações sindicais.

O objetivo é criar um arcabouço de parâmetros técnicos e estudos que embasem essa discussão junto às políticas públicas e ao legislativo.

A exposição ao calor extremo é um tema em alta diante das bruscas mudanças climáticas.

Trabalhadores expostos a essas condições podem desenvolver uma série de problemas de saúde, como desidratação, aumento da frequência cardíaca, queda de pressão e problemas respiratórios.

Denúncias por estresse térmico podem ser registradas nos principais canais de denúncias do MPT.  Também é possível buscar apoio no sindicato da categoria.

O SINTPq mantém seus canais ativos por meio do telefone WhatsApp (19) 97416-5418 e também por meio de formulário disponível no site www.sintpq.org.br