Notícias | SINTPq vê com preocupação indicação de Anderson Ribeiro Correia para IPT Open

SINTPq vê com preocupação indicação de Anderson Ribeiro Correia para IPT Open

Indicação não passou por consulta prévia no Conselho de Administração, responsável pela nomeação da diretoria.

15/02/2024

O SINTPq vê com preocupação a indicação de Anderson Ribeiro Correia para ocupar o cargo de diretor do IPT Open. No último dia 6 de fevereiro, a presidenta do instituto informou que foi comunicada sobre a intenção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em nomeá-lo para cargo.

Anderson Ribeiro Correia é ex-reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e sua indicação não passou por consulta prévia no Conselho de Administração (CA), responsável pela nomeação da diretoria. A representação dos trabalhadores no CA confirmou a informação ao SINTPq.

Segundo o portal Termômetro da Política, no auge da pandemia da covid-19, Correia tomou posições anticiência, questionando a validade das vacinas. No X, antigo Twitter, ele também explanou que não fazia “sentido” esperar todos se vacinarem para voltar às aulas presenciais.

“É uma ingerência do governador do Estado em impor ao IPT, uma instituição de 125 anos e de fé pública, cargo em uma diretoria da Instituição”, afirmou o diretor do SINTPq, Regis Carvalho. “Seria cômico, não fosse trágico, um diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo ser contra vacina”.

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), Correia foi presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), deixando o cargo para se tornar reitor do ITA. Quando Ricardo Velez, primeiro ministro da Educação de Bolsonaro, saiu da pasta, seu nome também foi cotado para assumir o Ministério da Educação (MEC).

Dessa forma, o SINTPq reforça seus valores na defesa da ciência e dos pesquisadores e pesquisadoras do IPT e se posiciona com preocupação diante dessa interferência em uma instituição séria e que busca soluções tecnológicas para diversos setores do país.