Sugestões
Por Daniele Renata da Silva – Profissional do CPqD
A fim de colaborar com o manifesto em relação a segurança no trânsito, veiculado pelo jornal informativo do SINTPq, no dia de hoje (4/07/2012), tenho sugestões!!
É fato que a circulação de veículos no acostamento está sujeita a multa e não evita acidentes, porém é praticada todos os dias no acesso ao Pólis por diversos motoristas!
O CPqD, ao meu ver, tem que colaborar para uma solução, porém, segue no caminho contrário. É preciso incentivar seus funcionários a utilizar o transporte coletivo oferecido pela empresa, ao invés de criar novos estacionamentos. AS pessoas reclamam do trânsito, mas não abrem mão de virem, na maioria, sozinhas no carro para o trabalho, seja por qual motivo! Eu vejo com muita frequência uma pessoa por carro vindo para o trabalho, enquanto nos fretados, algumas linhas vem praticamente vazias!
Vivemos em uma sociedade e a solução deve ser cedida de ambos os lados! É claro, que há dias, em que é necessário vir ao trabalho de carro, mas será que precisa ser todo dia?? Uma pessoa por carro???
Acredito eu, que essas pessoas sejam de campinas, pois as pessoas que moram em cidades vizinhas e trabalham no CPqD fazem revezamento de carro e vem de carona, normalmente carros lotados, diminuindo o transito e o valor com as despesas de transporte, visto que em volta de campinas há pedágios, portanto não compensa financeiramente virem sozinhas em seus carros! Então, quem vem sozinho nos carros?? Eu julgo ser moradores de Campinas, que poderiam usar, pelo menos, na maior parte da semana o fretado!
Aí entra o CPqD, oferecendo mais linhas, com itinerários que beneficiem mais pessoas para que possam ver vantagem e comodidade, por que não, em usar o fretado como meio de locomoção para o trabalho!
Por outro lado, não vejo responsabilidade do CPqD no acesso ao Pólis, isso é problema estrutural da via e é preciso de uma solução da EMDEC, juntamente com os demais órgãos competentes!! O Trânsito em Campinas tem beirado o CAOS, e todos NÓS somos responsáveis pela harmonia e segurança!!
Por isso, eu acho que todos devemos conversar mais sobre o tema e discutir mais, porque a responsabilidade não é só da empresa, nem só da EMDEC e nem só das autoridades competentes, é nossa, da sociedade! As pessoas precisam se conscientizar sobre poluição, meio ambiente e vida comum!! Uma pessoa por carro vindo ao trabalho todos os dias, chega a ser um absurdo, ainda mais quando a empresa tem transporte coletivo!!
E isso não se limita ao CPqD, e sim ao Pólis!! Porque estão fazendo de estacionamento calçada, param carros até no meio do mato em frente ao CPqD, trazendo pra si risco de dano material pelo carro e até o risco de ser abordado na rua na hora de pegar o carro e sofrer um assalto! E isso não é só CPqD, vejo muitas pessoas da CI&T estacionando ali... O Pólis precisa tomar uma providencia para que essas pessoas venham mais com o fretado e tenham, quando precisarem virem de carro, estacionamento no Pólis!!
Bom, é isso!
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...