Na última sexta-feira, dia 7, os trabalhadores da FIPT participaram da votação da Campanha Salarial 2023/24. Após a contagem dos votos, a contraproposta da empresa foi aprovada por uma margem estreita, sendo que 51% dos votos foram favoráveis às condições oferecidas e 49% foram contrários. Não houve nenhum voto de abstenção. O resultado reflete a insatisfação dos trabalhadores da FIPT.
As condições aprovadas asseguraram a recomposição da inflação de 4,3% em todos os salários e benefícios de impacto econômico. Além disso, foi estabelecido um escalonamento que inclui um aumento adicional em relação à inflação, de acordo com os diferentes níveis salariais. O sindicato tem se empenhado em reduzir as diferenças salariais no Instituto, e os resultados obtidos nessa negociação são de extrema importância nesse sentido. Para a consulta da contraproposta aprovada, é possível consultar o documento completo disponível no
site.
Durante a assembleia, os trabalhadores e trabalhadoras da FIPT demandaram uma maior transparência nas informações por parte da fundação, cuidado na área administrativa e tratamento equitativo em relação aos salários e benefícios. Essas demandas refletem a necessidade de um ambiente de trabalho justo, transparente e igualitário e fazem parte da luta do SINTPq junto aos profissionais.
O SINTPq encaminhará a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) junto à empresa e realizará o registro do documento no Ministério do Trabalho. É essencial lembrar que a relação entre o sindicato e os trabalhadores não se encerra com a campanha salarial. O SINTPq continua disponível para receber sugestões, reclamações e esclarecer dúvidas dos empregados. Sempre que necessário, entre em contato com sua entidade representativa.
Por fim, o sindicato convida todos os trabalhadores e trabalhadoras a participarem das próximas assembleias, e acompanharem os canais de comunicação, pois é fundamental a participação de todos para alcançarmos resultados mais positivos. Outra forma de contribuir com o sucesso da campanha salarial é por meio da sindicalização, pois ela fortalece a representatividade e a atuação do sindicato.