Notícias | Trabalhadores de empresas com data-base em agosto e setembro já podem enviar sugestões para campanha salarial

Trabalhadores de empresas com data-base em agosto e setembro já podem enviar sugestões para campanha salarial

Um e-mail para cada trabalhador também foi enviado com as orientações; prazo encerra dia 15 de maio

02/05/2024

A campanha salarial das empresas com data base em agosto e setembro começou! Os trabalhadores e trabalhadoras tem até o dia 15 de maio para enviarem ao SINTPq suas sugestões para formação da pauta de reivindicações que nortearão as negociações por melhores condições de trabalho.

Posseum data-base em agosto: CNPEM, Fundepag, Fundag, Eurofins, Ceimic, Fealq, Clínica do Leite, Von Braun, Ezute e Nobre.

Data-base em setembro: Sidia e Itau.

As sugestões devem ser enviadas via e-mail para [email protected]. O assunto do e-mail deve vir com o nome da empresa seguido de “campanha salarial 2024/2025” (exemplo: nome da empresa: campanha salarial 2024/2025).

Após o dia 15 de maio, as sugestões só serão recebidas em assembleias. Temas não abordados durante este processo só poderão ser retomados na próxima campanha salarial, por isso, aproveite esse momento para se manifestar e construir essa luta necessária por melhores condições de trabalho.

Uma campanha salarial é um processo pelo qual os trabalhadores e trabalhadoras, através de seus representantes sindicais, buscam negociar condições de trabalho mais favoráveis com os empregadores.

Quem faz essa intermediação é o sindicato, por isso que as reivindicações da categoria são muito importantes para que a pauta a ser apresentada para a empresa esteja de acordo com as necessidades de quem trabalha nela.

Podem ser incluídos na pauta, do reajuste salarial, pedidos sobre vale alimentação, transporte, creche, saúde mental, licenças e outras demandas que se mostram necessárias pela categoria.

O sindicato é a entidade que tem uma luta bem definida, que é a defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, manifestar ao sindicato as políticas que devem ser adotadas ou mudadas na empresa para que o trabalho seja mais digno, são necessárias para que o sindicato faça a intermediação em prol dos trabalhadores e trabalhadoras sem que ninguém seja exposto ante ao empregador.

Uma vez o sindicato tendo ciência de todas as reivindicações, ele elabora um documento que é debatido com a categoria em uma assembleia, a fim de que a pauta contenha os pedidos apresentados. É também na assembleia que essa pauta é afinada e avaliada pelos trabalhadores para ser aprovada ou não.

Uma vez aprovada, o papel do sindicato nesse processo é representar os interesses e as necessidades dos trabalhadores, garantindo que eles tenham uma voz coletiva nas negociações com os empregadores. Nesse sentido, o sindicato atua como um intermediário entre os trabalhadores e os empregadores, garantindo que as negociações sejam conduzidas de forma justa e transparente.

Ficou alguma dúvida?

Pergunte para o SINTPq no e-mail: [email protected] ou no WhatsApp (19) 97416-5418.

Quer conferir como foi o último acordo coletivo? Acesse: https://sintpq.org.br/acordos-coletivos

Para enviar sua sugestão o e-mail é: [email protected] (lembre de colocar o nome da empresa, traço, “campanha salarial 2024/2025”).