Trabalhadores do IPT decidem pela suspensão temporária da greve
O sucesso do movimento paredista e a agilidade com que o processo judicial tem percorrido até então é resultado do esforço conjunto dos grevistas
Na data de hoje, 14 de setembro de 2023, os trabalhadores do IPT se reuniram em assembleia e decidiram suspender a greve temporariamente. A paralização dos trabalhadores do IPT contou com grande adesão desde seu início, na última segunda-feira, dia 11. O principal motivo da suspensão foi o início do dissídio coletivo de greve, concedido em audiência no TRT na data de 13 de setembro.
Os trabalhadores e sindicato compreenderam cumprir com sua parte no esforço de negociação do acordo coletivo de trabalho (ACT), mediante recusa de negociação do governo do Estado de São Paulo, representado pela Comissão de Política Salarial (CPS), e inoperância da diretoria executiva do IPT, que não encontra criatividade na resolução da pendência do ACT 2023/2024.
Poucas horas após o encerramento da assembleia, o jurídico do sindicato informou da concessão parcial da tutela provisória de urgência, impetrada pelo sindicato, dando conta da implementação imediata mediante suspensão do movimento paredista, da aplicação de correção de salários e benefícios em 6,12%; e extensão da validade dos termos do acordo coletivo vencido (ACT 2022/2023). O IPT ainda pode pedir suspensão desta decisão.
Vale lembrar que o sucesso do movimento paredista e a agilidade com que o processo judicial tem percorrido até então é resultado do esforço conjunto dos grevistas, que enfrentaram sol forte e cansaço, e sindicato, em especial seu jurídico.
O jurídico do sindicato entende não caber pedido de efeito suspensivo nesta tutela de urgência, e que esta deve ser cumprida imediatamente.
É nestes momentos que os trabalhadores tem a oportunidade de perceber a força do movimento coletivo, organizado pelos sindicatos. Conclamamos a todos os trabalhadores do IPT que se juntem ao sindicato e filiem-se para fortalecer a sua entidade representativa.
Atentem-se para os comunicados do SINTPq para mais informações dos próximos passos.
Não recebe os informes do sindicato via e-mail? INSCREVA-SE AQUI
Prefere receber as notícias pelo WhatsApp? INSCREVA-SE AQUI
Veja também
Assembleia da FACTI aprova contraproposta por unanimidade
16/12/2024A assembleia realizada hoje na FACTI discutiu e aprovou, por unanimidade, a contraproposta apresentada pela ...
Informamos sobre o dissídio 2021 do IPT
13/12/2024Sobre o resultado do julgamento do dissídio de 2021 no Tribunal Superior do Trabalho, o ...
Assembleia dia 16/12 avalia contraproposta da FACTI
12/12/2024Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, o SINTPq realizará uma assembleia com os profissionais da ...