Notícias | Trabalhadores manifestam descontentamento e proposta do CPQD é rejeitada por 85% dos votos

Trabalhadores manifestam descontentamento e proposta do CPQD é rejeitada por 85% dos votos

O sindicato retomará as negociações com base nas prioridades definidas pela assembleia, buscando avanços nas condições de trabalho

23/11/2023

Na manhã de hoje (23), mais de 300 profissionais do CPQD se reuniram em assembleia promovida pelo SINTPq. Em votação, 85% dos participantes rejeitaram a contraproposta da empresa para a campanha salarial.

Não faltavam motivos para dizer "não" à proposta do CPQD. Os trabalhadores e trabalhadoras deixaram evidente seu descontentamento, por meio da ampla votação e das diversas manifestações proferidas ao longo da assembleia.

Após a votação, os funcionários definiram as prioridades para a renegociação com o CPQD. O aumento real nos salários foi um dos itens reafirmados, uma vez que, há anos, o Centro não implementa nenhuma política coletiva de valorização do seu quadro.

Conectada diretamente com a questão do aumento real, a demanda por um plano de carreira também foi ressaltada pelos trabalhadores. Sem reajustes acima da inflação, bonificações e uma estrutura clara de promoções, os funcionários enfrentam anos de estagnação profissional e salarial. Por isso, o SINTPq retomará esse debate na mesa negocial.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SINTPq (@sintpq)

Aumentar o poder de compra também envolve reduzir descontos salariais. Justamente por isso o SINTPq e os trabalhadores cobram o fim da coparticipação no plano médico e da tabela de participação nos benefícios, conhecida como TPPM.

Durante a assembleia, o sindicato apresentou dados sobre os benefícios de alimentação/refeição em outras empresas da categoria, todas em Campinas e com perfil semelhante ao do CPQD. Os números comprovaram que o Centro está defasado não apenas no valor pago, mas também na política de descontos salariais.

A tentativa do CPQD retirar o auxílio home office foi outro ponto que criou um mal estar na assembleia. Por conta disso, a manutenção e correção do benefício foram indicadas como fundamentais pelos trabalhadores.

As reivindicações serão tratadas com o CPQD na próxima reunião negocial, com data a ser definida pelo Centro. Até lá, é importante que os trabalhadores mantenham-se mobilizados, acompanhando os comunicados do SINTPq, dialogando sobre a campanha salarial com seus colegas e tirando suas dúvidas com o sindicato. Juntos vamos virar esse jogo!