Notícias | Trabalhadores serão convocados para decidir campanha salarial

Trabalhadores serão convocados para decidir campanha salarial

28/09/2011

Não aconteceu a reunião de negociação prevista para dia 27, terça-feira, entre SinTPq e Sidia. Segundo a empresa, a contraproposta foi apresentada por e-mail ao Sindicato (no dia 23/09) e a mesma aguarda posição dos funcionários.

O Sindicato vai convocar os trabalhadores para que decidam sobre a questão, porém está aguardando que o Sidia libere a sala para realizarmos a assembleia.

O SinTPq foi pego de surpresa ao saber que a empresa anunciou aos profissionais sua contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2011 sem estabelecer a mesa de negociação, muitos pontos da proposta ficaram sem resposta e alguns trabalhadores já reclamam e com razão.

Apenas uma reunião no dia 14 de setembro foi realizada com a direção da empresa e depois, no dia 23, apresentaram a contraproposta. Um novo encontro estava agendado para o dia 27, porém foi desmarcado pela empresa.

O Sindicato não concorda com o procedimento adotado pela Sidia e acredita que as partes devem tentar chegar a uma proposta de acordo por meio da negociação. Então, o sindicato apresenta aos trabalhadores o resultado da negociação para deliberação em assembleia que decidirão pela aceitação de um acordo ou a recusa da proposta, ou ainda, outro caminho decidido pelos trabalhadores.

Quando a empresa leva a contraproposta diretamente aos trabalhadores estes não podem se posicionar livremente, pois estão vulneráveis.

A mesa de negociação é o melhor espaço para se falar de direitos e necessidades dos trabalhadores, somente o SinTPq como representante dos profissionais está isento da hierarquia empregador/empregado e pode atuar livremente a favor dos funcionários sem a pressão sobre indivíduos existente em outras circunstâncias.

 

O processo habitual para o fechamento de acordo coletivo é:

1° - Assembleia de aprovação de pauta de reivindicação com trabalhadores;

2° Sindicato se reúne com a empresa para negociar a pauta;

3° Quando se chega a uma contraproposta ou quando se esgotam as possibilidades de negociação, o Sindicato convoca uma assembleia para apresentar os resultados da negociação aos trabalhadores que decidirão se aceitam a contra proposta, se continuam as negociações ou se a escolha será por outro procedimento;

4° O Sindicato encaminha a decisão dos trabalhadores a empresa. Este procedimento segue até que  o Acordo Coletivo de Trabalho seja aprovado.

 

No caso do Sidia praticamente não houve negociação e agora os trabalhadores decidirão o que fazer. 

Fique atento e participe da assembleia.