Vote pelo fim do imposto sindical
UT (Central Única dos Trabalhadores) realiza até o dia 30 de abril o Plebiscito Nacional sobre o fim do Imposto Sindical, descontado no mês de março, com o valor de um dia de trabalho, a taxa é obrigatória. O SinTPq é filiado a CUT e apoia a proposta de substituir o imposto pela contribuição na negociação coletiva, atrelando assim o repasse aos sindicatos de acordo com a atuação na campanha salarial.
A obrigatoriedade do imposto está prevista do artigo 579 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Com o fim da compulsoriedade, os sindicatos que não defendem a categoria e sobrevivem apenas com o imposto deturpando toda uma luta irão encerrar suas atividades, abrindo espaço para que entidades realmente representativas se aproximem dos profissionais.
A segunda ação pela liberdade sindical é um abaixo assinado que pretende coletar milhões de assinaturas para que a CUT possa exigir a ratificação da Convenção 87 da OIT – Organização Internacional do Trabalho. Esta convenção garante liberdade e autonomia sindicais, porém não foi assinada pelo Brasil por ser incompatível com nosso ordenamento jurídico que determina que não possa haver mais de um sindicato representando a mesma categoria no mesmo munícipio.
Em breve, o SinTPq irá divulgar a forma como os profissionais da base podem votar. Assista ao presidente da CUT, Artur Henrique, falando sobre o Plebiscito
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...