Amazul: PCRC é aprovado, agora só falta sair do papel
s muito diálogo e discussões em Brasília promovidos pelo SINTPq, foi aprovado pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), o Plano de Carreira, Remuneração e Cargos (PCRC) dos trabalhadores da Amazul. Nas últimas semanas, os diretores do SINTPq, José Paulo Porsani e Márcio Martins, estiveram presentes no Ministério do Planejamento/DEST promovendo discussões e defendendo a aprovação do PCRC dos trabalhadores da Amazul ainda em abril deste ano. Participamos de duas reuniões presenciais, realizamos inúmeros contatos telefônicos junto ao Departamento e, por meio de parlamentares (destaque a atuação do Deputado Federal Carlos Zarattini - PT), que apóiam as demandas sindicais do SINTPq, a Ministra Miriam Belchior foi solicitada para interceder a favor da aprovação do PCRC.
Apesar de a aprovação ter sido efetivada na última sexta feira, o que é uma conquista significativa para todos os trabalhadores da Amazul, ainda é necessário que os enquadramentos saiam do papel o mais rápido possível, uma vez que a espera dos funcionários já dura anos.
O sindicato solicita ainda à Amazul que palestras sejam realizadas aos trabalhadores, explicando como será a transição de uma tabela salarial para outra, como serão pagos os adicionais (quinquênio, chefia, titulação), entre outras, das muitas dúvidas dos funcionários.
Para o SINTPq a aprovação do PCRC é uma conquista histórica dos trabalhadores. Assim, o enquadramento deve ser realizado sem demora, a fim de colocar em prática o Plano pactuado pelo DEST e tão esperado pelos funcionários da Amazul.
Campanha Salarial
Na última reunião de negociação entre SINTPq, Comissão de Empregados e Amazul, realizada no dia 04 de abril, foi colocada em pauta a reivindicação dos trabalhadores de que o reajuste salarial seja aplicado em cima do Novo Plano, dentre outras reivindicações que voltaram a ser discutidas na mesa.
A próxima reunião de negociação acontece no dia 22 de abril.
SINTPq - Aqui você tem apoio!
Veja também

Salário mínimo ideal em 2025 deveria ser de R$ 7 mil, segundo o DIEESE
21/05/2025O valor do salário mínimo necessário para garantir uma vida digna no Brasil, segundo o ...

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e símbolo da luta por justiça social
13/05/2025Faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, referência ...

Governo lança site oficial da 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+
08/05/2025O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ lançou esta semana o site oficial da ...