Notícias | Brito Cruz participa do ciclo de palestra no IPT

Brito Cruz participa do ciclo de palestra no IPT

26/10/2012

rofessor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp e membro do Conselho de Orientação do IPT, apresentará no instituto a palestra intitulada “As várias faces da ciência: básica, fundamental, aplicada, exploratória e inovadora”. A apresentação faz parte do Ciclo de Palestras e acontece no dia 1º de novembro, às 14 horas, promovido pelo CRE (Conselho de Representantes dos Empregados). A atividade é aberta ao público externo, porém é necessário confirmar presença pelo e-mail [email protected].

Também foram convidados para contribuir com o debate os membros do Conselho de Orientação, Administração e Fiscal do IPT e do CMCT&I (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação).

Em edição recente, a revista “Pesquisa Fapesp” tem como tema a abordagem de Brito Cruz em sua palestra sobre a complexidade da ciência. Trecho da matéria publicada revela que a ciência é um tipo de conhecimento inspirado nas ideias. “Ele mostrou, com exemplos, como há ideias que demoram para ir ao mercado, outras que chegam lá mais rapidamente e existem aquelas que se  desenvolvem só pelo prazer do conhecimento. Observou que as relações entre a ciência e suas aplicações têm sempre um caráter sinuoso”. A palestra foi apresentada originalmente no “1o. Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013”, no Rio de Janeiro.

Para a representante dos Profissionais do IPT no Conselho de Administração e presidente do CRE, Ros Mari Zenha, a exemplo dos ciclos anteriores este também tem por objetivo aprofundar e qualificar o debate no IPT, fomentando a discussão permanente sobre o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento sustentado paulista e nacional. “Não existe inovação sem o avanço da pesquisa básica”, conclui Ros Mari.

O CRE promove este novo encontro em parceria com a Diretoria do IPT e com o apoio do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), do Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia (SINTPq) e da ApqC (Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo.

 

Serviço
Palestra, seguida de debate, com o professor Brito Cruz
Quinta-feira, dia 1º de novembro
Das 14 às 16h30
Auditório Cid Vinio do IPT (prédio 36)